Teve início nesta semana as obras de desassoreamento na lagoa do Bosque Manoel Jorge, que fica no Jardim Santa Rosa e é um dos principais espaços de lazer ao ar livre das famílias de Nova Odessa. O trabalho será realizado por uma empresa contratada pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo), com supervisão da Coden Ambiental e Prefeitura de Nova Odessa. O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza; o diretor-presidente da Coden Ambiental, Ricardo Ongaro; o secretário de Obras, José Carlos Belizário; o diretor de Obras da Prefeitura, Eric Ortolano; e o diretor técnico da Coden; Erik Padela, acompanharam nesta terça-feira (18) o início das intervenções.
A ETC Terra Empreendimentos e Tecnologia, de São Paulo, é a empresa responsável pelos trabalhos. A intervenção prevê a remoção de 14 mil metros cúbicos de sedimentos depositados no fundo da lagoa, o equivalente a 1.160 caminhões. Todo material será levado para um aterro licenciado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). O trabalho, que é realizada de segunda à sábado, deve durar até 4 meses e, com o desassoreamento, a profundidade da lagoa passará de um para três metros.
O trabalho de desassoreamento está orçado em R$ 1,4 milhão. A limpeza e desassoreamento do lago vai contribuir para minimizar o risco de inundações e propiciar um ambiente mais agradável para os visitantes. “Tenho trabalhado muito pelo desassoreamento, tanto da lagoa do Manoel Jorge como da lagoa do Parque Isidoro Bordon, uma vez que os dois bosques são locais muito procurados pelas famílias para o lazer nos finais de semana. Especificamente aqui no Bosque Manoel Jorge, esse trabalho vai de encontro com a revitalização que iremos realizar, cujo dinheiro já foi liberado pelo governador João Doria. Vamos transformar o bosque, sem dúvida”, comentou o prefeito Bill.
A revitalização citada pelo prefeito de Nova Odessa vai contemplar desde a troca de todo o alambrado, até a revisão elétrica e recapeamento e sinalização da pista de caminhada. O trabalho está orçado inicialmente em R$ 1,5 milhão e a licitação será aberta nas próximas semanas. “O governador João Doria é um grande amigo de Nova Odessa. Não à toa, escolheu a nossa cidade para lançar a sua campanha e não mede esforços para atender os nossos pedidos. Não foi diferente desta vez. Mostrei a ele a necessidade de recuperarmos o Bosque Manoel Jorge, que é um local muito utilizado pelas nossas famílias. Ele entendeu e, prontamente, determinou ao secretário Marco Vinholi que fizesse a liberação”, explicou Bill. “O ano de 2020 será exatamente igual aos outros anos da minha administração, ou seja, de muito trabalho por Nova Odessa”, emendou o prefeito.