Emoção e disputas acirradas marcam etapa final da Copa Sudeste de Kart 2019

Foi só o deputado Vanderlei Macris dar a bandeirada de largada que os cadetes aceleraram na pista em busca dos títulos

O ponto que separou o piloto Enzo Najar, campeão geral e do segundo turno da Copa Sudeste de Kart na categoria F4 Graduado, e o irmão Caio sintetiza o equilíbrio da décima e última etapa da maior competição de kart próprio do interior paulista, realizada domingo (24) no Kartódromo Internacional de Nova Odessa. O evento, que definiu os campeões do segundo semestre e da temporada em seis categorias, contou a presença do deputado federal Vanderlei Macris (PSDB), o secretário de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo do município, Levi Tosta, e do piloto de motocross Gene Fireball, conhecido como “Motoqueiro Maluco” por suas peripécias em festas e rodeios do país.

Antes do ronco dos motores para a largada da categoria Cadete (para pilotos de 6 a 11 anos), pilotos, mecânicos, diretores de prova, funcionários do kartódromo e o público presente observaram um minuto de silêncio em homenagem ao ex-piloto de Stock Car, Tuka Rocha, morto no último dia 17 em um acidente aéreo em Barra Grande, na Bahia.

Foi só o deputado Vanderlei Macris dar a bandeirada de largada que os cadetes aceleraram na pista em busca dos títulos do 2º turno e da classificação geral. O Troféu ‘Cidade de Nova Odessa’, oferecido pela Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo do município aos melhores do segundo semestre, ficou com o piloto Daniel Lucena, de Americana, que ganhou o prêmio com apenas dois pontos de vantagem sobre o vice-campeão, Fabrício Alves. O campeão geral, no entanto, foi João Pedro, de Santa Bárbara d’Oeste, grande vencedor da última etapa. A bordo do kart número 48, João Pedro fechou o ano com os troféus de campeão do 1º turno e de campeão da temporada.

Na F4 Graduado, domínio absoluto da equipe Najar. Os irmãos Caio, Enzo e Omar Najar Neto dominaram o pódio e levaram todos os prêmios da categoria para Americana. Mas, foi Enzo que faturou o Troféu ‘Cidade de Nova Odessa’ e o campeonato com apenas um a mais que o irmão Caio.

O piloto Marcelo França fez valer sua regularidade na Copa, confirmou o favoritismo, chegou em segundo lugar na etapa e garantiu os títulos de campeão do segundo turno e do geral. O vencedor da décima etapa na categoria foi o piloto Abdo Omar Najar Neto.

Os outros vencedores do Troféu ‘Cidade de Nova Odessa’ foram Ernandes Silva (Força Livre), Helton Rocha (125 Graduado) e Jorge Júnior (125 Sênior). Na classificação geral, também subiram no ponto mais alto do pódio Victor Barbosa (Força Livre), Helton Rocha (125 Graduado) e Daniel Lombello (125 Sênior).

“Foi uma temporada perfeita, com provas disputadas em alto nível, com espírito esportivo, respeito, amizade e companheirismo entre pilotos, familiares e mecânicos. Agradeço a todos os participantes, patrocinadores e apoiadores, em especial a Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo de Nova Odessa, que foi uma grande parceira e nos ajudou muito na organização do evento”, avaliou o presidente da Copa Sudeste, Anderson Mantovani.

O secretário de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo de Nova Odessa, Levi Tosta, definiu o evento como um sucesso que chegou para ficar no calendário esportivo da cidade. “Além de promover e divulgar o kartismo, a Copa Sudeste estimula o turismo e o comércio de Nova Odessa e região. Em nome do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, parabenizo a organização da competição e todos os participantes pela temporada 2019 e aguardamos ansiosos pela edição do ano que vem”, comentou Tosta.

A Copa Sudeste de Kart é organizada pela Auto Giro Eventos e Competições, com Luis Carlos Daniel como diretor de provas, Djalma Félix auxiliar de direção e Sandro Nielsen na locução. Entre fevereiro e novembro, foram dez etapas envolvendo mais de 50 pilotos profissionais e amadores. O regulamento, as classificações finais e imagens das nove etapas estão no site oficial da competição (www.copasudestedekart.com.br).

OS CAMPEÕES

Troféu Cidade de Nova Odessa (2º turno)

F4 Sênior – Marcelo França
F4 Graduado – Enzo Najar
Força Livre – Ernandes Silva
Cadete – Daniel Lucena
125 Graduado – Helton Rocha
125 Sênior – Jorge Júnior

Copa Sudeste de Kart – geral

F4 Sênior – Marcelo França
F4 Graduado – Enzo Najar
Força Livre – Victor Barbosa
Cadete – João Pedro
125 Graduado – Helton Rocha
125 Sênior – Daniel Lombello