in

Emefei Simão Welsh ganha quadra poliesportiva e novas salas

A unidade de ensino ganhou uma biblioteca/sala de apoio; uma brinquedoteca totalmente equipada, além da sala que vai abrigar o “Projeto Música” – a casa da Orquestra de Violeiros Mirins de Nova Odessa.

A família do homenageado “Flávio Bicudo Welsch” acompanhou a homenagem e recebeu uma réplica da placa que será instalada na quadra.

A Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) Simão Welsh, no jardim Santa Rita 2, passa a ser, de forma oficial, a maior unidade de ensino de Nova Odessa. No sábado, o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza (PSDB) entregou quatro novas salas – elevando para 19 o número de espaços físicos – e a quadra poliesportiva, que ganhou o nome de “Flávio Bicudo Welsch”, irmão do ex-prefeito. A família do homenageado recebeu uma réplica da placa que será instalada na quadra. A lembrança foi entregue pelo prefeito nas mãos da senhora Ana Maria Vieira Welsch, viúva de Flávio. O investimento nas duas obras chegou a quase R$ 920 mil, tudo com recursos próprios do Poder Executivo. “Entregar a quadra poliesportiva e as quatro novas salas da escola Simão Welsh é mais do que um sonho. É a certeza que a Educação de Nova Odessa só avança”, resumiu Bill. A inauguração contou com apresentação da Orquestra de Violeiros Mirins e o 1 º Festival da Família de Jogo de Damas, uma parceria coma a Secretaria de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo.

A cobertura da quadra foi destruída por um vendaval, isso em janeiro de 2013. A reconstrução envolveu o piso, que foi recuperado e recebeu nova pintura. Foi realizada também uma nova estrutura de concreto mais resistente, nova cobertura e instalação elétrica. A prefeitura move uma ação de indenização contra a empresa Panteon Engenharia e Construções, responsável pela cobertura da quadra.

No processo, que segue em trâmite, a Administração pede indenização de R$ 301 mil, já que a perícia apontou que a obra foi feita fora das normas e com materiais inadequados. “Não adianta apostar no crescimento de uma região sem garantir atendimento aos moradores e seus filhos. E é isso que estamos fazendo aqui no Santa Rita 2 e em todas as outras regiões de Nova Odessa”, reforçou o prefeito.

NOVAS SALAS

Logo após a inauguração da quadra poliesportiva, Bill fez questão de conhecer as quatro novas salas da Emefei e aprovou o que viu. A unidade de ensino ganhou uma biblioteca/sala de apoio; uma brinquedoteca totalmente equipada, além da sala que vai abrigar o “Projeto Música” – a casa da Orquestra de Violeiros Mirins de Nova Odessa. Matheus Novaes tem 15 anos e integra a orquestra há cerca de um ano. Ficou contente com a “nova casa”. “Já tocava violão há um bom tempo, mas foi aqui na orquestra que eu me aprimorei. Gosto muito de participar desse projeto”, comentou o estudante.

Outro espaço importante foi inaugurado: a sala que abriga o projeto “Vivência Ética na Escola”. “Essa é uma sala muito especial, onde trabalhamos as questões éticas fortalecemos a comunidade as crianças que têm algum tipo de fragilidade social”, explicou a secretária de Educação, Claudecir Brazilino Picolo. “Com a entrega dessas quatro salas, nós estamos devolvendo os ambientes pedagógicos que ficaram, de certa forma, comprometidos por conta da grande demanda de alunos que registramos recentemente”, completou a responsável pela pasta.