Em palestra, secretário do Consimares propõe ações em busca da sustentabilidade

A exposição, organizada por meio de parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e o Comitê de Meio Ambiente da unidade, reuniu aproximadamente 50 colaboradores em dois períodos e fez parte das atividades em comemoração à Semana de Meio Ambiente

Vamos mudar?” Com essa pergunta-convite, o secretário-executivo do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), Fábio Orsi, encerrou a palestra “Meio ambiente é uma questão de todos nós”, ministrada na manhã desta terça-feira (4) a funcionários da loja 4 da rede Supermercados Pague Menos, em Nova Odessa. A exposição, organizada por meio de parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e o Comitê de Meio Ambiente da unidade, reuniu aproximadamente 50 colaboradores em dois períodos e fez parte das atividades em comemoração à Semana de Meio Ambiente.

“Foi um bate-papo muito agradável. Conversamos sobre pequenas ações no nosso cotidiano que podem contribuir para que tenhamos uma vida sustentável”, afirmou o secretário-executivo do Consimares. Ao longo da palestra, Orsi deu uma série de exemplos aos espectadores para mostrar que o futuro do planeta depende da ação de cada um.

Fábio Orsi, que também é professor universitário, falou da importância da economia de água e energia para a preservação dos recursos naturais. “Quando for comprar uma geladeira, por exemplo, opte por um modelo que consome menos energia. Você vai pagar mais caro, mas, em poucos meses, recupera o investimento e, ao mesmo tempo, colabora com a sustentabilidade”, afirmou o palestrante, que ainda recomendou o uso de transporte coletivo e bicicletas, como forma de reduzir a poluição e o aquecimento global.

O uso abusivo do plástico, alternativa da indústria ao papel e ao vidro por conta do custo menor, foi outro ponto abordado na palestra. “Todo esse plástico que consumimos ao fazer compras no mercado vai parar nos rios e nos oceanos, poluindo e matando diversas espécies de animais”, explicou ele.

O secretário de Meio Ambiente de Nova Odessa, Edson Barros de Souza, o Nenê Gás, prestigiou a palestra e reforçou a importância da mudança de comportamento da população. “O Fábio foi muito feliz no tema da palestra; de fato, o meio ambiente é uma questão nossa. Por isso, precisamos nos conscientizar disso e assumir nosso papel”, disse Nenê.

Responsável pela área de sustentabilidade da rede Supermercados Pague Menos, a engenheira ambiental Josiane Nunes Marinho ressaltou o impacto de atividades como essa para os funcionários, sua família e a sociedade. “Não conseguimos mensurar a conscientização, mas é através dela que muitas ações acontecem. A gente percebe isso nos funcionários, que passam a economizar água, energia, a ter cuidado com o lixo. Tudo isso chega em casa e contagia familiares e amigos”, avaliou Josiane. Também acompanharam a explanação a diretora de Meio Ambiente Aryhane Massita e a coordenadora do projeto IEC (Informação, Educação e Comunicação), Meria Brito de Jesus.

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE. Nesta quarta-feira (5), o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza faz o plantio de 300 mudas nativas no entorno da Represa Recanto 3, reservatório que compõe o sistema de abastecimento de água da cidade. A ação, prevista para as 8h30, vai contar com a participação do secretário Nenê Gás, o diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro, além de membros do Comitê de Meio Ambiente do Pague Menos.

Um animal marinho inflável sufocado com plástico dará as boas-vindas aos clientes do supermercado Pague Menos, na quinta (6). A ideia é conscientizar a população sobre os perigos do consumo exagerado e o descarte irregular de resíduos como o plástico.

Na sexta (7), cinco garrafas PET valem uma muda de árvore para plantio em calçadas. A ação será realizada o dia todo, no Pague Menos, e contará com suporte da Secretaria de Meio Ambiente. Além da planta, o morador levará para casa um folder com orientações sobre os benefícios da arborização e a importância da reciclagem.

Todas as ações farão parte do relatório das ações do município dentro do Programa Município VerdeAzul (PMVA), lançado em 2007 pelo Governo do Estado, com objetivo de estimular e auxiliar as prefeituras na elaboração e execução de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.