Em novo relatório, agência fiscalizadora reafirma qualidade da água de Nova Odessa

O documento aponta que a água tratada pela Coden está dentro de parâmetros como cloração, cor aparente, turbidez e pH

A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) recebeu esta semana mais um certificado de qualidade da água distribuída à população. O laudo, que reafirma a plena conformidade da água tratada pela companhia com os padrões de potabilidade estabelecidos pela legislação brasileira, foi emitido pela Ares-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

No “Relatório do Monitoramento da Qualidade da Água” encaminhado ao prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza e ao diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro, a agência apresenta os resultados da análise da amostra colhida aleatoriamente na rede de distribuição, no dia 10 de abril. O exame foi feito por um laboratório particular contratado pela Ares-PCJ.

O documento aponta que a água tratada pela Coden está dentro de parâmetros como cloração, cor aparente, turbidez e pH (potencial hidrogeniônico, referente ao grau de acidez). Segundo padrões de potabilidade, a água para consumo humano deve ter pH entre 6 e 9,5. O da água que chega às torneiras da população novaodessense é 7,5.

Além disso, as análises mostram baixos níveis de alumínio, ferro e manganês e ausência total de bactérias e quaisquer outros agentes contaminantes. Para atingir esse padrão de qualidade, a Coden trabalha com um rigoroso processo de tratamento de água, atendendo todas as diretrizes da Portaria de Consolidação 5/2017, do Ministério da Saúde, que estabelece parâmetros de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano.

O controle de qualidade começa com análises nas estações de captação, localizadas nas represas usadas no abastecimento; é intensificada no laboratório da ETA (Estação de Tratamento de Água), onde a água tratada é analisada de hora em hora; continua na rede de distribuição, por meio da coleta de amostras periódicas em vários pontos da cidade; além de análises semestrais, feitas por laboratórios devidamente credenciados.

“O relatório reafirma a excelência da Coden no tratamento da água distribuída à população. Nós trabalhamos 24 horas por dia em busca desse padrão de qualidade, e vamos continuar aprimorando nossa ETA e modernizando a rede de distribuição, para que os consumidores recebam um produto cada vez melhor”, afirmou o diretor-presidente da companhia, Ricardo Ongaro.

APROVADA PELA POPULAÇÃO

Reconhecida como uma das melhores da região de Campinas, como apontam pesquisas constantes feitas por órgãos de credibilidade como o Instituto Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), a água distribuída pela Coden passa, ainda, por análises mensais da Vigilância Sanitária e monitoramento constante da Ares-PCJ, que tem a prerrogativa de fiscalizar e regular a prestação dos serviços de saneamento em 58 municípios.