Em nova fase de operação, Vigilância Sanitária de Nova Odessa orienta funcionários de açougues

A ação teve início em janeiro, com farmácias e drogarias, e também já atingiu revendas de combustíveis

Estabelecimentos que atuam no comércio de carnes frescas em Nova Odessa foram alvos, na última sexta-feira (28), da terceira etapa da operação deflagrada em janeiro pela Vigilância Sanitária de Nova Odessa para orientar comerciantes do município. A ação teve início em janeiro, com farmácias e drogarias, e também já atingiu revendas de combustíveis.

De acordo com Priscila Peterlevitz, diretora da Vigilância em Saúde, órgão que administra as vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e o Setor de Zoonoses, proprietários e funcionários de açougues receberam orientações sobre cuidados de higiene e boas práticas de conservação e manipulação de alimentos nos estabelecimentos.

“Uma coisa que pouca gente sabe é que, de acordo com o decreto 45.248, de julho de 2000, a carne deve ser moída na frente do consumidor. Essa prática adotada pela maioria dos estabelecimentos, de deixá-la pronta, na geladeira, é irregular. Esse foi um dos pontos que abordamos com os profissionais”, explicou a diretora da Vigilância em Saúde, que coordenou a ação, ao lado das agentes Alcione Rosa Rodrigues e Andréia Cassimiro.

A necessidade de o açougue ter um profissional especializado e certificado, no caso de venda de carnes temperadas, e a obrigatoriedade de armazenamento exclusivo de carnes crus, longe de frios também estão no informativo entregue pelos agentes.

Além disso, o ambiente deve estar limpo e organizado, as lixeiras devem ter tampas com acionamento dos pés; o comércio precisa usar água potável e limpar o reservatório a cada seis meses; os funcionários devem possuir asseio pessoal, cabelos presos, unhas curtas, sem esmaltes, limpas e sem anéis e pulseiras; e os prédios devem ser dedetizados, de modo a não servirem de abrigo para pragas urbanas como ratos e baratas.

O secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, classificou a terceira etapa da operação um sucesso. “O objetivo da ação foi cumprido. Nesse primeiro momento, estamos orientando os comerciantes para que possam se adequar às normas sanitárias. É imprescindível que os estabelecimentos cumpram as determinações para que os consumidores possam comprar e consumir com segurança”, avaliou Vanderlei Cocato. De acordo com cronograma elaborado pela Secretaria de Saúde, as próximas inspeções terão como focos bares, restaurantes e supermercados.