in

Em concerto especial, Banda Sinfônica de Nova Odessa pede paz e equilíbrio ambiental

Mais do que um espetáculo musical, a apresentação será um manifesto pela paz e pelo equilíbrio do meio ambiente, conforme adianta o maestro Márcio Beltrami. A entrada é gratuita

Quando subir no palco do Teatro Municipal ‘Divair Moreira’, na noite desta quinta-feira (25), a premiada Banda Sinfônica Municipal ‘Professor Gunars Tiss’ não iniciará apenas mais um concerto primoroso, característica de suas performances em 32 anos de história. Mais do que um espetáculo musical, a apresentação será um manifesto pela paz e pelo equilíbrio do meio ambiente, conforme adianta o maestro Márcio Beltrami. A entrada é gratuita.

“O concerto ‘Impact – O Planeta pede Paz’ tem como objetivo principal proporcionar ao público a reflexão sobre os impactos que a sociedade vivencia hoje. Por meio de obras originais escritas para Banda Sinfônica, o repertório explora a nova cultura que se impõe do imediatismo. Retrata os medos, a destruição, as mudanças climáticas e o fim de espécies e habitats no planeta”, explica o maestro, à frente da Banda desde a sua formação.

Para os espectadores entrarem no clima, o maestro preparou um programa especial com as obras “Impact”, do compositor Sean O’Loughlin; “Rush”, de Samuel Hazo; “Arsenal”, obra de Jan Van Der Roost; “Alvamar”, de James Barnes; “Into The Joy Of Spring”, de James Swearingen; e “Marea Negra”, obra composta por Antón Alcade Rodriguez, que será executada pela primeira vez por uma banda sinfônica no país. “Imagens serão exibidas no telão durante o programa do concerto, para que haja maior interação e introspecção do público com as obras e o momento atual em que vivemos”, afirma Beltrami.

A outra novidade do concerto desta quinta-feira em Nova Odessa está na regência. “Pela primeira vez, teremos uma maestrina regendo a Banda”, diz o maestro, se referindo à convidada Meire Ellen de Araújo, regente da Banda Sinfônica do Unasp (Centro Universitário Adventista), que tem campi em Engenheiro Coelho, Hortolândia e São Paulo.

Além da maestrina, participarão do concerto como convidados especiais os músicos Patrícia Arantes (piano), William Alves Ferreira (trompete), Priscila Pereira de Andrade Filier, Adriana Laranjeira e Amanda Brito Silva (percussão). A apresentação do concerto ‘Impact – O Planeta pede Paz’ ocorrerá a partir das 20h. O Teatro Municipal fica na Rua do Tamboril, 140, no Jardim das Palmeiras.

BANDA

Quando foi fundada, em 1987, a Banda Sinfônica tinha 25 músicos em sua composição. Detentora do título de campeã estadual por nove vezes, também se sagrou vencedora, em 1997, no Concurso Pró-Banda da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e foi bicampeã nacional de bandas em 1999 e 2000. Durante sua trajetória, a corporação gravou três CDs e participa regularmente de eventos culturais promovidos na região. Hoje, são 38 músicos atuantes, que se reúnem semanalmente para os ensaios e levam um pouco da história da música e de Nova Odessa para toda região.