Em 7 anos, Prefeitura dobrou vagas em creches e triplicou o número de alunos no ensino integral

Ainda este ano, terá início a construção de mais uma escola municipal, no Jardim dos Lagos 1, e que vai atender mais 300 estudantes.

A Prefeitura de Nova Odessa conseguiu, entre 2013 e 2019, dobrar o número de vagas nas creches municipais, passando de 600 para 1.200 crianças atendidas no período, graças a quatro novas unidades que começaram a funcionar no governo do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza: Marajoara, Santa Rita, São Francisco e, mais recentemente, Jardim Capuava. E esse número vai crescer ainda mais a partir de 2020, quando entrará em funcionamento a creche do Jardim Santa Luiza, que terá capacidade para atender mais 150 crianças.

“Estamos quase completando o sétimo ano à frente da pasta da Educação em Nova Odessa. Foram anos de muito trabalho e dedicação de todos os servidores, com o apoio incansável do prefeito Bill, onde montamos e colocamos para funcionar 4 novas creches: Marajoara, Santa Rita, São Francisco e Capuava. E estamos construindo mais uma no Santa Luiza para funcionar em 2020. Fazemos nosso trabalho com muita qualidade, preparando os alunos de Nova Odessa para um futuro grandioso”, afirmou a secretária de Educação, Claudicir Brazilino Picolo.

Claudicir ressalta também que, neste mesmo período, foi possível triplicar o número de estudantes novaodessenses que estudam em tempo integral, passando de 150 para os atuais 450. “Transformamos mais duas escolas de ensino fundamental em tempo integral: a escola Alzira Delega (Green Village) e a escola Augustina Paiva (Jardim São Francisco)”, lembrou. “Garantimos o kit escolar para quase 4.000 alunos todos os anos, equipamos as escolas com livros e materiais, criamos o atendimento para os alunos da Educação Especial e hoje temos salas especializadas e estagiários acompanhantes. Enfim, são inúmeras e importantes melhorias que implantamos na Educação entre 2013 e 2019”, completou Claudicir.

A secretária frisa que todos esses investimentos fizeram com que a nota do município no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) saltasse de 6,3 para 6,9 entre 2013 e 2017, superando todas as metas educacionais. “Desenvolvemos a educação ambiental, criamos o atendimento para os alunos da Educação Especial e hoje temos salas especializadas para esses alunos. Nossa merenda é de qualidade comprovada e feita pelas nossas colaboradoras, sem terceirização e valorizamos os nossos profissionais da educação com o pagamento anual de um bônus em dinheiro por meritocracia”, enumerou Claudicir.

PRIORIDADE

O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza lembrou ainda que, ainda este ano, terá início a construção de mais uma escola municipal, no Jardim dos Lagos 1, e que vai atender mais 300 estudantes. “Eu sempre disse e não me canso de repetir: transformamos a Educação em Nova Odessa porque a tratamos com uma das prioridades do nosso governo, junto com a Saúde e a Segurança. Tanto que uma das minhas primeiras medidas foi criar as creches 12h para dar mais tranquilidade para a mãe e o pai trabalhador. Reformamos praticamente todas as escolas, construímos outras novinhas, inclusive com elevador, o material escolar que entregamos é de alta qualidade, nossa merenda é referência em toda região, e não é terceirizada. Enfim, um governo que se preocupa com as nossas crianças e investe quase o dobro do orçamento exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. É assim que trabalhamos”, enfatizou o prefeito.