in

Ecopontos de Nova Odessa funcionam durante o isolamento social; confira

Os espaços possuem capacidade para receber até 1.000 toneladas de resíduos por mês, com predominância de resíduos de construção civil, restos de poda de árvores e sofás

ecopontos-de-nova-odessa-funcionam-durante-o-isolamento-social-confira-jno

Os serviços de recebimento de resíduos sólidos nos dois Ecopontos da Prefeitura de Nova Odessa têm sido mantidos durante pandemia da Covid-19. O horário de funcionamento dos Ecopontos permanece o mesmo: de segunda-feira a domingo, das 7h às 19h. Nova Odessa conta com dois Ecopontos, um localizado no Residencial Triunfo e o segundo no Jardim Monte das Oliveiras. Os espaços possuem capacidade para receber até 1.000 toneladas de resíduos por mês, com predominância de resíduos de construção civil, restos de poda de árvores e sofás.

Os Ecopontos recebem também materiais recicláveis como papel, papelão, plástico, vidro, metal e isopor. Em relação aos resíduos de construção civil é liberado receber até 1m³ por pessoa/dia. Madeira e móveis usados, óleo de cozinha (embalado em garrafa PET), eletrônicos e pneus (quatro unidades por pessoa/dia) também podem ser encaminhados.

“Mesmo diante da ‘fase vermelha’ do Plano São Paulo, a mais restritiva e que propõe o isolamento social para conter o avanço da epidemia da Covid-19, o Ecoponto seguirá aberto em benefício da população. O local é uma importante ferramenta para que a nossa comunidade faça a destinação correta dos resíduos sólidos. O material aqui depositado corretamente torna-se fonte de renda para as famílias que atuam na Coopersonhos”, afirmou a diretora de Meio Ambiente Daniela Helena Fávaro.

Além de dois Ecopontos, Nova Odessa conta ainda com três LEVs (Locais de Entrega Voluntária) e um PEV (Ponto de Entrega Voluntária) para o descarte exclusivo de materiais recicláveis. Os espaços funcionam 24 horas e estão instalados no Parque Ecológico Izidoro Bordon, no Bosque Manoel Jorge (Jardim Santa Rosa), na Rua Manaus (Jardim São Jorge) e na Praça Central José Gazzetta.

Nova Odessa conta com a Lei Municipal nº 2.883/2014 que tipifica como crime ambiental o descarte de entulhos e outros materiais em áreas irregulares. A multa para quem for flagrado varia de R$ 500,00 a R$ 5 mil. Denúncias de descartes irregulares podem ser feitas pelo telefone (19) 3466-0917.Também é possível entrar em contato com a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153.