in

Ecoponto do Monte das Oliveiras já recebeu 750 mil toneladas de materiais este ano

Espaço é destinado para o descarte de recicláveis, materiais de construção, entre outros produtos

O Ecoponto do jardim Monte das Oliveiras já recebeu 750 toneladas de materiais inservíveis em 2017. Deste total, 250 toneladas foram reaproveitadas na recuperação de estradas na área rural da cidade. O espaço foi inaugurado em novembro de 2014 e se tornou modelo padrão de local para descarte de resíduos.
“O Ecoponto é uma conquista muito importante para nossa cidade. Evitamos que todo este material fosse descartado irregularmente em nossas estradas e terrenos”, afirmou a diretora de Meio Ambiente, Fernanda Dagrela. Segundo ela, embora ainda existam inúmeros casos de descarte irregular de entulhos, o Ecoponto colaborou para a redução dos índices. “Certamente teríamos muito mais casos de descartes”, disse.
De acordo com a diretora, cerca de 500 toneladas de resíduos da construção civil e materiais inservíveis arrecadados no Ecoponto foram levados para um aterro sanitário na região para a destinação final correta. “Além disso, cerca de 250 toneladas de resíduos da construção foram utilizadas pela Administração na recuperação de estradas rurais. O Ecoponto permite não apenas evitar o descarte irregular nas ruas, como também recuperar parte do material arrecadado em ações de melhorias em nossa cidade”, continuou.
A diretora destacou que os materiais recicláveis descartados no Ecoponto são encaminhados para uma cooperativa de reciclagem da cidade, que realiza a separação e destinação final adequada. “O espaço também tem importante contribuição na geração de renda destas famílias”, lembrou.

REFERÊNCIA
Instalado na esquina das ruas Vilhelms Rosenbergs e Aristides Réstio, no Jardim Monte das Oliveiras, o Ecoponto novaodessense se tornou referência regional por conta do seu sistema de funcionamento. O espaço conta com caçambas e bags, que evitam que os resíduos sejam depositados no chão, e está em área cercada por alambrados e com controle de entrada e saída dos materiais.
No Ecoponto é possível descartar materiais recicláveis limpos como papel, papelão, plástico, vidro, metal e isopor; resíduos da construção civil (até 1m³ por pessoa/dia); madeira e móveis usados; restos de poda; óleo de cozinha (devidamente embalado em garrafa PET); roupas usadas; aparelhos eletrônicos e pneus (quatro unidades por pessoa/dia). O espaço funciona de diariamente, das 7h às 19h.
Nova Odessa conta ainda com três LEVs (Locais de Entrega Voluntária) e um PEV (Ponto de Entrega Voluntária) para o descarte exclusivo de materiais recicláveis. Os espaços funcionam 24h e estão instalados no Parque Ecológico Izidoro Bordon, no Bosque Manoel Jorge, na Rua Manaus, no Jardim São Jorge e na Praça Central José Gazzetta.
“É importante esclarecer que o Ecoponto, os LEVs e o PEV não recebem resíduos orgânicos, perigosos, industriais, hospitalares e farmacêuticos, animais mortos, lâmpadas fluorescentes ou ainda pilhas e baterias”, esclareceu Fernanda.

DESCARTE É CRIME
Nova Odessa conta com a lei municipal 2.883/2014 que tipifica como crime ambiental o descarte de entulhos e outros materiais em áreas irregulares. “Temos os locais adequados para o descarte. Descartar materiais em outras áreas é crime, com multa que varia de R$ 500 a R$ 5 mil”, afirmou a diretora.
Denúncias de descartes irregulares podem ser feitas no setor de Meio Ambiente da Prefeitura de Nova Odessa, localizada na Avenida João Pessoa, 777 – Centro, ou pelo telefone (19) 3476-8600, pelos ramais 277, 293 e 314.Também é possível entrar em contato com a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153.