in

Dr. Nivaldo: “implantar uma UTI no município será uma das prioridades do nosso governo”

Candidato que teve o registro de sua candidatura negado, esclareceu que “a coligação ‘Por Uma Nova Odessa Melhor’ através de seus advogados, apresentará recurso eleitoral no prazo legal”

o-livro-espelho-ou-o-povo-brasileiro-jno

O Jornal de Nova Odessa dá prosseguimento nesta edição a série de entrevistas com os candidatos a prefeito da nossa cidade. Já foram entrevistados os candidatos Dr. Lourenço, do PSDB, Jackson Candian (Avante) e Thiago Beroco (PT).

Nesta edição o entrevistado é o candidato Dr. Nivaldo (Republicanos). Nas próximas edições, teremos a entrevista dos candidatos Tiago Lobo (PV), Professor Bi (MDB) e Leitinho (PSD). As perguntas serão as mesmas para os sete candidatos.

Confira a entrevista com o médico, dr. Nivaldo, que recentemente teve o registro de sua candidatura negado pela Justiça Eleitoral.

o-livro-espelho-ou-o-povo-brasileiro-jno Ele enviou nota através de sua assessoria comunicando que “A coligação ‘por uma Nova Odessa melhor’ através de seus advogados, esclarecem que no prazo legal haverá apresentação do recurso eleitoral previsto em legislação, observando que nos termos do artigo 16-A da Lei 9.504 de 30 de setembro de 1997, ‘O candidato cujo registro esteja sub judice poderá efetuar todos os atos relativos à campanha eleitoral, inclusive utilizar o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão e ter seu nome mantido na urna eletrônica enquanto estiver sob essa condição, ficando a validade dos votos a ele atribuídos condicionada ao deferimento de seu registro por instância superior.’

JNO: GOSTARÍAMOS DE INICIAR ESSA ENTREVISTA COM UMA BREVE APRESENTAÇÃO DO SENHOR.

DR. NIVALDO: Me chamo Nivaldo Luís Rodrigues, nasci em 02/07/1957, em Pirassununga/SP. Vim com a família para Nova Odessa em 1966. Filho de José Rodrigues e Olga Aparecida Camargo Rodrigues, tenho seis irmãos. Aos 12 anos comecei a trabalhar no bar da Estação Ferroviária de Nova Odessa. Aos finais de semana vendia sorvete nas ruas, sempre com o intuito de ajudar a família. Me esforcei bastante nos estudos. Fiz colégio técnico em Bioquímica, em Campinas (ETECAP). E faculdade de Medicina em Vassouras, no Rio de Janeiro. Trabalhei em São Paulo em várias clínicas e hospitais. Em Nova Odessa prestei serviços desde 2009 no Hospital Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia, na UBS 5 – no Jardim Alvorada e na UBS 4 – no Jardim São Francisco. Infelizmente fui exonerado em 2019, por perseguição política. Continuo prestando serviço voluntário, visitando alguns pacientes em suas casas. Fui vereador em Nova Odessa de 2005 a 2008, onde colaborei com o município com 855 proposituras, entre projetos de lei, requerimentos e moções. Em 2016 saí como candidato a vice-prefeito, junto com José Mário Moraes, tiveram uma ótima votação 11.873 votos – 38,20% dos votos válidos. Em 2018 fui candidato a deputado estadual e tive uma votação bastante expressiva, com 5.261 votos. Sou casado com Maria Aparecida (Cidinha) e pai de quatro filhos Aline, Fernanda, Flávia e Pedro.

JNO: QUAL É O CENÁRIO QUE O SENHOR ENXERGA NOVA ODESSA ATUALMENTE?

DR. NIVALDO: Nova Odessa é uma boa cidade, mas existem problemas, que precisam ser resolvidos de imediato e melhorar, principalmente na Saúde, pois tem faltado medicamentos, exames mais específicos e médicos especialistas. Além disso, já passou da hora de termos uma UTI. Mas, tem outras questões também, rever o Plano de Carreira do Servidor Público, pensando em valorização; retomar várias atividades esportivas, que foram paralisadas antes da pandemia, realizar uma força tarefa para a geração de emprego e renda, entretenimento para todos, investir mais na Educação e capacitação e muitas outras situações.

JNO: NA SAÚDE, QUAIS SÃO OS SEUS PROJETOS?

DR. NIVALDO: Implantar uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no município. A exemplo da cidade de Dracena com 46 mil/hab. e tem UTI há muitos anos. Nova Odessa cresceu consideravelmente nas últimas décadas, havendo necessidade de serviço especializado. Mudar de PA (Pronto Atendimento) para PS (Pronto Socorro) o atendimento no Hospital Municipal, que hoje não é, com mais especialidades de plantão e equipamentos (anestesista, banco de sangue, cirurgia em geral, in loco). Diminuir o tempo de espera para médicos especialistas, pequenas cirurgias e exames mais complexos. Readequar o Centro Cirúrgico para a realização de cirurgias mais complexas. Buscar a implantação de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), 24 horas, no Jd. Alvorada. Saúde Mental – implantar um programa para suprir a demanda, com serviços psiquiátricos, psicológicos, TO (Terapia Ocupacional) e assistência social. Contratar mais psicólogos e psiquiatras para atender principalmente crianças, pois hoje há uma demanda muito grande nesta área. Ter um Centro de Atendimento Específico para a Mulher. Visitas médicas domiciliares a idosos e acamados, assim como entrega de medicamentos para pessoas com dificuldade de mobilidade. Melhorar e ampliar o atendimento oftalmológico e odontológico. Dar condições de trabalho aos profissionais, com treinamentos, de forma periódica, em todos os setore para que melhore o atendimento. Implantação de uma AME – Ambulatório Médico de Especialidades, com mais profissionais para que diminua o tempo de espera no atendimento. Aparelhar muito bem nosso Hospital e Maternidade Dr. Acílio Carreon Garcia, com equipamentos como ressonância magnética, tomografia e outros. Saúde da Mulher/Homem – implantar no bairro Jardim São Francisco, para descentralizar. Saúde do Idoso – adequar o Plantão de Especialidades, contratando mais especialistas e respeitar o atendimento prioritário em todas as unidades de saúde. Um ambulatório específico para atendimento do servidor público, desta forma agilizar o atendimento. Ambulatório diagnóstico (por imagem) – um espaço adequado para ter ultrassom, colonoscopia, endoscopia, RaioX, mamografia e outros, evitando assim que o paciente tenha que se deslocar muitas vezes até para fora da cidade. Não deixar faltar medicamento para a população. Funcionamento da Farmácia Central, constantemente, de segunda a segunda. Contratação de mais médicos especialistas, nas mais diversas áreas. Atualmente o paciente espera 1 ano e meio para passar com um reumatologista, e outro espera a mais de dois anos por uma cirurgia de cataratas. Cirurgia de vesícula, tem pacientes esperando há dois anos, entre outros exemplos. JNO: E NA EDUCAÇÃO? O QUE O SENHOR PRETENDE FAZER?

DR. NIVALDO: Aumentar o número de escolas em tempo integral, priorizando os bairros mais periféricos. Aumentar a oferta de vagas em creches na cidade, diretamente (construindo) e por meio de parcerias com a iniciativa privada, para disponibilizar a vaga quando os pais ou responsáveis precisam. Garantir creche 12h para todas as crianças. Oferecer o ensino de Inglês na Educação Infantil II (4 e 5 anos). Incluir no currículo Educação Política, Educação Financeira, enfatizar a Educação Sexual, incluindo rodas de conversas com os estudantes, pais ou responsáveis e abordando questões como pedofilia, zoofilia. Preparar a criança para reconhecer um relacionamento abusivo. Investir na formação e na capacitação permanente dos professores para melhorar a qualidade do ensino. Valorização das ADIs (Auxiliar de Desenvolvimento Infantil) Criar Programa de Residência Pedagógica na rede municipal para estudantes de Pedagogia, Letras e Educação Física. O objetivo é induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade do seu curso. Ações como o Programa de Empreendedorismo, em parceria com o Sebrae, Programa de Consumo Consciente e Responsável, de Preservação do Meio Ambiente, de Valorização do Patrimônio Cultural, de Educação para o Trânsito, de Educação Socioemocional, Iniciação Científica, Feiras Científicas nas unidades escolares e Mostra Científico – Cultural do Município. Ofertar vagas nos cursos de línguas e de qualificação de jovens e adultos focados na preparação para o mercado de trabalho e inclusão sociodigital. Implantar bibliotecas nas escolas, com livros paradidáticos para alunos e docentes, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e da escrita. Criação do Núcleo de Inclusão para garantir o acesso de alunos com deficiência no sistema regular de ensino e adequar as instalações às normas de acessibilidade. Buscar parcerias para a instalação de mais faculdades no município. Fatec e outra EAD – Ensino a Distância. Desenvolver um amplo projeto de inclusão, com programação com ensino de Libras, atenção especial ao autistas e outras situações de necessidades especiais.

JNO: GOSTARIA QUE O SENHOR FALASSE DA QUESTÃO HÍDRICA…

DR. NIVALDO: A situação é muito preocupante, uma vez que as represas estão bastante assoreadas e o mais agravante é que aprovaram diversos empreendimentos imobiliários e estima-se a vinda de mais 20 mil pessoas para nossa cidade, um terço a mais do que temos hoje. E teremos problemas sem dúvidas. Não só relacionados a esta questão, mas em diversas áreas, como Saúde, Educação, Trânsito e outras. Mas, como consta no nosso Plano de Governo, para essa questão específica temos algumas propostas, como: Um trabalho de grande porte para o desassoreamento das represas. Construção de mais duas represas, visando o crescimento populacional, de acordo com o número de empreendimentos que foram aprovados. Temos que procurar a ampliação da capacidade hídrica. Implantar um projeto para o reaproveitamento da água fluvial, todo novo empreendimento deve ter isso em seu projeto, assim como as grandes empresas. Reuso da água tratada da ETE, nas empresas. Aprovar legislação para os novos empreendimentos imobiliários, que devem se comprometer a tratar o esgoto e devolver ao menos 70% de água limpa ao Ribeirão Quilombo. Essa água tratada também poderá ser reutilizada para molhar jardins, lavar ruas, após obra ou outra situação necessária.

JNO: DADOS DO CAGED DE AGOSTO MOSTRAM QUE NOVA ODESSA VEM CONSEGUINDO SE RECUPERAR DA CRISE PROVOCADA PELA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS, JÁ QUE FOI A CIDADE DA REGIÃO QUE MAIS CRIOU POSTOS DE TRABALHO NAQUELE MÊS. NESTE CONTEXTO, QUAIS SÃO AS SUAS PROPOSTAS PARA A GERAÇÃO DE EMPREGOS EM NOVA ODESSA?

DR. NIVALDO: Incentivar empresas para vir para a cidade e assim gerar mais empregos. Incentivar Polos Industriais na cidade, pois foram liberados muitos empreendimentos residências e temos que cuidar para que nossa cidade não vire dormitório apenas, mas tenha também emprego. Implantar uma frente de trabalho (projeto social) com tempo determinado, com o objetivo de gerar renda as pessoas, no momento de vulnerabilidade profissional. Capacitar cooperados para trabalhar com o reaproveitamento de móveis, artesanatos e outros materiais. Assim como um grupo para a confecção de roupas para Hospital e escolas. Várias cooperativas para mão de obra rápida e auxilio na geração de rendas. Retomar as atividades no CTVP – Centro de Treinamento e Valorização Profissional, com vários cursos profissionalizantes, realizados em parceria com o Senai. Retomar as atividades da Padaria Artesanal. Incentivar, promover e valorizar o comércio local – parceria ACINO – para divulgar campanhas/ eventos/ datas comemorativas. Manter uma maior aproximação dos comerciantes e empresários da cidade para que possamos nos desenvolver ainda mais.