Documentário “Nossa Odessa – Paraíso Verde e Tropical” será lançado nesta quinta-feira

Uma viagem ao passado e ao presente da pequena notável da região

Sinta as emoções e viaje nesta linha do tempo em “Nossa Odessa – Paraíso verde e tropical”, mais um grande documentário assinado por Ágil Locações e produzido por Gil Produções, com o apoio institucional do Governo do Estado de São Paulo – Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura.

O documentário retrata a rica história desta cidade que representa a grande importância da cultura que os imigrantes italianos, alemães e, principalmente, letos trouxeram para a região, desde o desenvolvimento econômico, cultural e, em especial, no âmbito religioso, com a chegada da primeira Igreja Batista.

Os primeiros colonos da Letônia que se instalaram em Nova Odessa deixaram um legado para a população até os dias de hoje – a forte presença da gastronomia e aspectos artísticos e musicais, que são celebrados e exaltados em eventos tradicionais da cidade todos os anos.

O longa metragem traz ainda a nostalgia das brincadeiras das crianças nas ruas sem asfalto e das famílias reunidas para conversar em frente de casa, além da época áurea dos anos 80 e 90 com os bailes dançantes e carnavais do Clube Lítero ao Som do Erik, tornando-se o agito das noites da região.

O lema “vigilância, sabedoria e poder” deste pequeno e notável município mostra a grandiosidade de Nova Odessa desde a Estação de Trem, em que se deu o início do transporte de carga e viajantes na região. Hoje, o desenvolvimento da cidade tem destaque com o Instituto de Zootecnia, uma das instituições referência em pesquisa no Brasil, o Jardim Botânico Plantarum, um dos principais centros de pesquisa e conservação da flora brasileira, além das grandes indústrias que movimentam a economia e a oferta de emprego, trazendo qualidade de vida para toda a população.

Lançamento

O documentário “Nossa Odessa – Paraíso verde e tropical” será lançado no dia 26 de setembro, quinta-feira, no Auditório da Prefeitura Municipal de Nova Odessa, na Av. João Pessoa, 777 – Centro, a partir das 20h. O evento será aberto ao público e contará com a transmissão completa do longa metragem.

DVD

O documentário retrata a rica história desta cidade que representa a grande importância da cultura que os imigrantes italianos, alemães e, principalmente, letos trouxeram para a região, o potencial econômico e de desenvolvimento da cidade até os dias de hoje, com indústrias e instituições de pesquisa como o Instituto de Zootecnia e Jardim Botânico Plantarum que são referência nacional. O longa metragem traz ainda a nostalgia das famílias reunidas para conversar em frente de casa nas ruas sem asfalto e as agitadas noitadas das décadas de 80 e 90 com os bailes dançantes e carnavais do Clube Lítero. Sinta as emoções e viaje nesta linha do tempo em “Nossa Odessa – Paraíso verde e tropical”, mais um grande documentário assinado por Ágil Locações e produzido por Gil Produções.