in

Dia das Mães sem beijos e sem abraços

Em muitas famílias, essa será a primeira vez em que a ocasião é experimentada à distância

Hoje, dia 10, é celebrado em todo país o Dia das Mães, mas a data será celebrada de forma diferente. Devido à pandemia do novo coronavírus, muitos filhos irão passar esse dia especial longe de suas mães. Com isso, no lugar de beijos e abraços, a única forma segura de demonstrar carinho será por meio de mensagens, ligações ou videochamadas. É o caso da funcionária pública, Maiza Vieira de Moraes Tavares, que pela primeira vez irá passar a data longe da mãe, Minervina da Silva Moraes.

“Mesmo ela morando em São Paulo sempre celebramos a data juntas, mas este ano vamos passar separadas por conta do isolamento social”, contou Maiza. Ainda segundo ela, a dificuldade está em até comprar um presente para a mãe. “Por conta da pandemia não foi possível nem comprar o presente da minha mãe com todo o comércio está fechado”, explicou a funcionária pública. Mas mesmo distante, Maiza não deixou de expressar seu amor a mãe.

“Mãe, mesmo com a distância, mesmo não podendo vê-la, você mora no meu coração, eu a amo muito, mas para te proteger eu preferi não ir até você, mas fazer uma boa oração e em outra oportunidade abraçá-la e dizer o quanto eu sinto saudades”, disse a filha. Embora não seja a primeira vez que passe o dia longe da mãe, por morarem em cidades diferente, a enfermeira Gisele Ávila da Silva, sabe que dessa vez será por imposição e não por escolha passarem o dia longe. Ela também deixou um recado para a mãe Leonilda Ávila da Silva.

“Mãe, mesmo distante e agora ainda mais devido a epidemia, quero que saiba que a ausência física não diminui o amor e gratidão que sinto por você, agradeço a Deus todos os dias por ter dado a oportunidade de ser sua filha, te amo”, declarou a enfermeira. Para a auxiliar de escritório, Fernanda Mariano, neste momento, o importante é que as pessoas se conscientizem e entendam que é um ano atípico, e que o distanciamento físico é uma medida de proteção fundamental diante da pandemia.

“O isolamento é um ato de solidariedade com todo mundo, não só entre os familiares. Mas é momentâneo, tudo vai melhorar, eu espero”, disse ela, que também pela primeira vez vai passar o dia longe da mãe Deolinda Mariano. Ela também contou que o domingo será diferente e a celebração será via Facetime (aplicativo de chamada de vídeo).

“Amanhã vamos nos falar por Facetime, mas não vai faltar oportunidade para nos vermos. Ela sabe do meu amor por ela e que a distância física não é distância emocional, eu amo ela de todo o meu coração. Aproveito a oportunidade para desejar a todas as mães um ‘Feliz Dia das Mães’”, disse ela.

Usar a criatividade e fazer o bom uso da tecnologia são as recomendações de especialista para quem não vai passar o domingo com a mãe – ou com os filhos. Em tempos de acesso à tecnologia, o uso do WhatsApp, Facebook e Facetime vão proporcionar muitos beijos e abraços virtuais.