in

Dia da Mulher tem programação especial em Nova Odessa

Eventos promovidos pela Prefeitura através dos setores ocorrem em diversos locais até a sexta-feira

A Prefeitura de Nova Odessa iniciou a programação especial do Dia da Mulher com uma série de palestras nesta quarta-feira (7), no Residencial das Árvores. Cerca de 70 mulheres acompanharam as atividades realizadas no salão social do condomínio Ipê Roxo, pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com secretarias municipais. Ao longo da semana estão programadas mais ações.

As boas-vindas do evento foram dadas pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Gestão Social, Elvis Ricardo Garcia, pelo secretário de Obras, Projetos e Planejamento Urbano, Tiago Lobo, e pelo diretor de Cultura e Turismo, Cícero Edno. A primeira palestra foi ministrada pelo psicólogo Bruno Rhein, do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de Nova Odessa.

“Falamos sobre a violência psicológica e o empoderamento da mulher diante de situações que acaba enfrentando por vezes no dia a dia”, resume o psicólogo. O profissional citou a importância da autoavaliação na vida das mulheres, para entender a violência que muitas vezes sofrem sem perceber. “A violência emocional é mais difícil de diagnosticar do que a física”, explica.

Em seguida, a assistente social do Creas, Sandra Mara Cria, promoveu uma dinâmica de inclusão, para ‘quebrar o gelo’ entre as participantes do evento. Na sequência, a advogada Michelle do Vale falou a respeito das questões jurídicas implícitas na Lei Maria da Penha, que possui mecanismos criminais para combater a violência doméstica no país.

Já a estagiária em Psicologia Aldrei Frezza destacou a Atenção Básica de Saúde, citando os recursos e os apoios oferecidos às mulheres no município. Por sua vez, o enfermeiro André Roberto de Barros falou a todas as presentes a respeito dos números da violência doméstica em Nova Odessa. Segundo ele, em 2017 foram registrados 78 casos do tipo na cidade.

Por fim, a diretora de Gestão Social e Cidadania, Patrícia Cristina Pereira, mencionou o projeto Flor de Lótus, que vai reunir diversos órgãos numa rede assistencial de atendimento à mulher. “O poder público está de portas abertas às cidadãs. A Prefeitura possui equipes especializadas para atendimento da demanda”, destaca. “Este evento foi o primeiro de outros do tipo que virão”, completa.

Uma das participantes das palestras foi Daiani dos Santos Correa, de 30 anos, que reside no condomínio Ipê Roxo. “Foi tudo muito bem explicado, bem organizado”, avalia. Outra moradora do Residencial das Árvores, Josiane Rodrigues, 30, também aprovou a ação. “Achei uma grande iniciativa, bastante proveitosa. Foi ótima”, conclui. Monitores cuidaram das crianças enquanto as mães participavam das ações.

Programação

O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quinta-feira, dia 8, tem ainda na programação um café da manhã especial, com atividades físicas e palestra na UBS 1 (Unidade Básica de Saúde), do Centro, às 7h30. Haverá aula gratuita de zumba para mulheres e palestra com enfermeira, abordando o tema ‘violência no parto’, com apoio de psicóloga voltada à Atenção Básica de Saúde.

Também na quinta, às 14h, o Clube da Melhor Idade promove a sessão Cine Pipoca, aberta a todas as mulheres, com a exibição do filme “Comer, Rezar, Amar”, estrelado pela atriz Júlia Roberts e que mostra a história de uma mulher em busca da autodescoberta. O médico do trabalho da Prefeitura, Wilson Urbini, que desenvolve o projeto de Papoterapia com idosos, estará no local falando às participantes da sessão.

Durante toda a quinta-feira, a Secretaria de Saúde também terá ação especial em comemoração à data. Médicas generalistas estarão a postos para atender as pacientes sem necessidade de agendamento prévio. Na ocasião, elas poderão realizar exame Papanicolau e médicas solicitar outros, caso necessário. A ação ocorre, no período da manhã, nas UBSs 2, do Jardim São Jorge, e 5, do Jardim Alvorada.

Mais tarde, às 19h, o Fundo Social e a Secretaria de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo promovem com apoio da iniciativa privada uma Mega Aula de Zumba e Treino Funcional, na Praça Dr. César Ladeia, no Jardim Santa Rita 2. “São várias ações e iniciativas em homenagem às mulheres, que merecem atenção toda especial”, ressalta a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Nova Odessa, Andréa Souza.

Na sexta-feira, dia 9, o Clube promove a partir das 14h o ‘Bailão da Melhor Idade’, com apresentação do cantor e compositor Adriano Barbiero. O evento é feito em parceria com a Secretaria de Esporte. A organização solicita a doação de um quilo de alimento não perecível, a ser doado para famílias carentes através do Fundo Social de Solidariedade.

Por fim, ainda na sexta-feira, às 20h, o Teatro Municipal Divair Moreira recebe um evento especial em homenagem ao Dia da Mulher. Em parceria com a artista plástica Helena Barufaldi e o Fundo Social de Solidariedade, a Diretoria de Cultura e Turismo homenageia oito mulheres de destaque na cidade. Durante o evento haverá a produção de obras de arte relacionadas com as homenageadas.