in

Desleixo da população deixa bairro sujo

O mau hábito, só no último ano, foi alvo de reclamações por pelo menos seis vezes

O descarte irregular de lixo em algumas ruas do São Jorge, em Nova Odessa, mais uma vez foi alvo de reclamações de moradores do local. O mau hábito de alguns munícipes do bairro, já foi registrado pelo Jornal de Nova Odessa, só no último ano, por pelo menos seis vezes.

“Os próprios moradores descartam lixo. Aqui você encontra de tudo, geladeira, sofá, pneu, lixo doméstico e até animais mortos. E ainda ligam na prefeitura para reclamar”, contou uma das munícipes na ocasião.

Já o morador Antonio Maciel defendeu a administração municipal das críticas. “A população culpa a administração municipal pela sujeira no município, mas não é a prefeitura que faz o descarte. São os próprios munícipes”, disse ele em uma das reclamações.

Nas ruas Niterói, Brasília e Ilda Bagne, paralela a linha férrea, esse descarte foi flagrado pelo JNO. Além de exalar mau cheiro, o lixo contribui com a proliferação de insetos e animais peçonhentos.

Mas o mau hábito está passível de punição, quando flagrados, os mesmos são multados, com valores de R$ 600 a R$ 5 mil dependendo do produto descartado e casos de reincidência.

E de acordo com a lei municipal 2.883/2014, é proibido o descarte, depósito ou qualquer outra forma de despejo de lixo ou resíduo em Nova Odessa em área inapropriada. A Prefeitura ainda alertou que os munícipes que flagrarem descarte ou outras situações irregulares podem denunciar na Secretaria de Meio Ambiente pelo 3476-8600 ramal 293.

Já sobre os locais mencionados pela reportagem do JNO, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Nova Odessa esclareceu que a Diretoria de Serviços Urbanos limpou o local na última sexta-feira, dia 5. “Infelizmente, por mais que a Prefeitura encaminhe equipe para limpeza, temos o problema do descarte. A Secretaria de Meio Ambiente está intensificando a fiscalização na tentativa de coibir esta prática e, também flagrar os autores”, finalizou a nota.