Desfiles e plantio de baobá marcam comemorações aos 114 anos de Nova Odessa

O início da cerimônia, realizada em frente ao Paço Municipal, foi marcado pelo hasteamento das bandeiras de Nova Odessa

Com desfiles, hasteamento de bandeiras e o plantio de um baobá, a Prefeitura de Nova Odessa comemorou, na manhã dea sexta-feira (25), o aniversário de 114 anos do município. A celebração contou com a participação do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza, além de secretários municipais, vereadores, representantes da Comunidade Leta, membros de entidades e alunos da rede municipal e moradores da cidade.

O início da cerimônia, realizada em frente ao Paço Municipal, foi marcado pelo hasteamento das bandeiras de Nova Odessa, do Estado de São Paulo e do Brasil, feito pelo prefeito Bill, a primeira-dama Andréa Souza e a cônsul honorária da Letônia, Daina Gutmanis, e pela interpretação do hino nacional brasileiro pelo Grupo Atriu’s.

Em pronunciamento rápido ao público, o prefeito agradeceu aos presentes e reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento do município. “Nosso governo tem trabalhado para que Nova Odessa continue avançando com qualidade e permaneça entre as melhores cidades da Região Metropolitana de Campinas “, afirmou Bill.

Em seguida, a secretária de Educação Claudicir Brazilino Picolo anunciou a criação da Fanpav (Fanfarra Paraíso do Verde), formada por alunos do ensino fundamental. “A fanfarra é a realização de um sonho. Agora, estamos dignamente vestidos, trajados para representar nossa cidade em eventos na região”, comentou, emocionada, a secretária.

Diante do prefeito Bill e de Andréa Souza, a Fanpav se apresentou pela primeira vez e emocionou o público presente, mesmo debaixo de chuva fina. Participaram dos desfiles alunos das Emefs (escolas municipais de ensino fundamental) ‘Paulo Azenha’, localizada na Vila Azenha; ‘Professora Almerinda Delegá Delben’, no Parque Klavin; Professora Alzira Ferreira Delegá’, no Green Village; ‘Professora Salime Abdo’, no Jardim Alvorada; e ‘Professora Augustina Adamson Paiva’, no Jardim São Francisco.

Após as apresentações, o prefeito plantou um baobá nos jardins da Prefeitura, como marco do aniversário. “O baobá é uma árvore forte, resistente e estamos fazendo esse plantio para que ele simbolize os 114 anos de Nova Odessa”, disse o prefeito, acompanhado da diretora de Meio Ambiente Aryhane Massita, a professora aposentada Maria Estela Diniz Gazzetta, o presidente da S.O.S. (Serviço de Orientação e Solidariedade), Dorival Gazzetta, e uma representante da Comunidade Leta.

AUTORIDADES. Também participaram da cerimônia os secretários municipais Wagner Morais (Governo e Desenvolvimento Econômico), Alessandre Pimentel (Assuntos Jurídicos), Levi Tosta (Esporte, Cultura, Lazer e Turismo), Mara Beatriz A. Kilmeyers (Finanças), chefe de Gabinete, André Faganello; os secretários-adjuntos Achille Nicola Fosco (Finanças) e Regina Pocay (Educação), além do chefe de Segurança Franco Julio Felippe; o coordenador da Defesa Civil, Paulo Bichof; e o diretores da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), Ricardo Ongaro (presidente) e Daniel Lorençatto (Departamento Financeiro), além de diretores, coordenadores, membros de entidades, descendentes letos e moradores.

A Câmara Municipal foi representada pelos vereadores Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, Avelino Xavier Alves, o Poneis, Ângelo Roberto Réstio, o Nenê Réstio, e Oséias Domingos Jorge.

SHOWS. As festividades pelos 114 anos de Nova Odessa prosseguem na noite desta sexta, com o show da dupla Rick & Renner. No sábado (25), é a vez da dupla Guilherme & Benuto. Mas, antes, a Diretoria de Cultura promove o 2º Festival Nova Canção, criado para revelar talentos musicais na região. As apresentações ocorrem no palco montado na Praça dos Três Poderes, em frente à Prefeitura.