in

Descarte irregular de lixo e entulho incomoda moradores

A reportagem do JNO flagrou irregularidade semelhante na rua Ilda Bagne, no jardim Flórida

Entulho, lixo e animais mortos. Esta é a situação encontrada em uma área localizada na rua Azil Martins, no jardim Santa Rosa em Nova Odessa. A situação incomoda, principalmente, quem mora próximo ao local. “Só de ver a sujeira incomoda, mas ter que conviver com o mau cheiro é pior ainda”, disse uma moradora que não quis se identificar.

Segundo ela, os próprios moradores fazem o descarte. “Não é uma coisa legar de se falar, mas, infelizmente, é verdade, são os moradores que moram nas proximidades que fazem o descarte”, lamentou ela.

Para a moradora, a única solução é aplicação de multas para quem faz o descarte irregular. “A Prefeitura sempre faz a limpeza, mas eu creio que, a única solução seria uma constante fiscalização, as pessoas só tomam consciência quando dói no bolso”, opinou a moradora.

OUTRO

Passando pelo jardim Flórida, a equipe de reportagem do JNO flagrou mais uma irregularidade referente a descarte de lixo e animais mortos. Na parte de acostamento daquela via, podem ser encontrados diversos tipos de descarte de materiais. O maior problema no local é o descarte de animais mortos, o que provoca mau cheiro.

Em nota enviada pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Nova Odessa, o diretor de serviços urbanos, Hélio de Jesus Brito, criticou a falta de colaboração da população. “Infelizmente, muitos moradores não têm consciência dos problemas que o descarte ocasiona. A prefeitura tem feito sua parte ao limpar as áreas, mas a população também tem responsabilidade e precisa colaborar”, informou o diretor. Ele ainda firmou que são constantes os casos em que a equipe limpa uma área e, horas depois, o local já está sujo por conta de descartes feitos pelos próprios moradores.

A administração municipal ainda esclareceu que um trabalho de fiscalização está sendo feito para coibir a prática. “A Prefeitura de Nova Odessa destaca que vem monitorando e fiscalizando a cidade para evitar acúmulo de sujeira com o intuito de coibir a prática e punir os responsáveis”, esclareceu.

Já sobre a reclamação, a nota informou que, “a limpeza da rua Azil Martins, já encontra-se no cronograma e está agendado para a próxima semana”, a prefeitura prometeu em nota.

E ainda frisou que existe lei municipal que pune quem faz o descarte irregular. “A lei municipal 2.883/2014 proíbe o descarte, depósito ou qualquer outra forma de despejo de lixo ou resíduo em área inapropriada, com multa que varia de R$ 500 a R$ 5 mil em casos de reincidência. O desafio é flagrar as ações clandestinas que ocorrem às escondidas, por isso,  o diretor pede aos moradores que denunciem quando observarem este tipo de ocorrência.  Denúncias de descartes irregulares podem ser feitas na Secretaria de Meio Ambiente, localizada no Parque Ecológico Isidoro Bordon ou pelo telefone (19) 3466-0917. Também pode-se entrar em contato com a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153”, finalizou.