Descarte irregular de lixo e entulho gera mais quatro autuações em Nova Odessa

Na semana passada, dois sumareenses foram autuados após serem identificados por fiscais da Administração Municipal. Cada um será multado em R$ 500

A Prefeitura de Nova Odessa autuou mais quatro pessoas na sexta-feira (26) por descarte irregular de lixo e entulho em vias da região rural da cidade. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do município, os infratores são de Sumaré (3) e Nova Odessa. Na semana passada, dois sumareenses foram autuados após serem identificados por fiscais da Administração Municipal. Cada um será multado em R$ 500.

Papel, plástico, roupas, papelão, pedaços de madeira, entulho, restos de comida, eletrodomésticos e até um sofá estão entre os materiais descartados em pontos das avenidas São Gonçalo e Brasil. Segundo fiscais da Secretaria de Meio Ambiente, a maioria dos descartes ocorreu à noite, quando a falta de iluminação dificulta o trabalho de fiscalização.

Mesmo assim, os infratores foram identificados e receberão a multa em casa. “Um dos casos foi flagrado às 17h45 de quinta-feira (25), na Avenida Brasil. O motorista parou uma picape, descartou o lixo e foi embora, mas teve as placas anotadas”, conta a diretoria de Meio Ambiente Aryhane Massita. Em outro caso, segundo ela, um infrator descartou contas de energia em meio ao lixo e também foi autuado com base na a lei municipal 2.883, de 2014. Na semana passada, um dos autuados cometeu o mesmo deslize.

O descarte irregular é um problema crônico no município. Para coibir a prática, a secretaria intensificou a fiscalização, destacando um funcionário para monitorar os pontos críticos e informar os moradores sobre os pontos corretos de descarte no município. Já as pessoas de outras cidades estão sendo orientadas a procurar locais adequados onde moram.

No início do mês, a Diretoria de Serviços Urbanos realizou uma verdadeira maratona de limpeza na Avenida São Gonçalo. Entre lixo, entulho, móveis velhos e madeira, foram removidas 670 toneladas de material descartado irregularmente no local.

ONDE DESCARTAR?

Em Nova Odessa, materiais recicláveis devem ser levados pelos moradores aos LEVs (locais de entrega voluntária), no Parque Ecológico Izidoro Bordon, no Jardim Europa, e no Bosque Manoel Jorge, no Jardim Santa Rosa. Já o Ecoponto, que fica no Jardim Monte das Oliveiras, está aberto para o depósito de restos de construção.