in

Depois de procurar o Fundo Social para ação em conjunto, cervejaria ‘vira às costas’ para Nova Odessa

Procurada, através da assessoria de comunicação, a Cervejaria Berggren negou que tenha desistido da ação e afirmou que o evento ocorrerá como programado

Em meio à pandemia de coronavírus, o Fundo Social de Solidariedade de Nova Odessa levou uma rasteira nesta semana da Cervejaria Berggren. Depois de procurar a primeira-dama Andréa Souza no último domingo, dia 5, e propor à ela uma ação social que consistiria na troca de um litro de chopp por um quilo de alimento em prol das famílias do município que passam por dificuldades financeiras neste momento, a empresa – sem maiores explicações – recuou e desistiu de destinar a arrecadação para a entidade.

A ação está programada para este sábado, dia 11, e decisão de “virar às costas” para as famílias de Nova Odessa – cidade onde a cervejaria está instalada – pegou a todos do Fundo Social de Solidariedade de surpresa, uma vez que a equipe já estava se organizando, junto com outros setores da Prefeitura (como Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Setor de Trânsito), para dar todo apoio necessário à ação.

O que causou estranheza também foi o fato de a cervejaria ter feito ação semelhante na semana passada em Vinhedo, quando doou todos os alimentos arrecadados para o Fundo Social daquela cidade – cerca de 4 toneladas. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Regina Pocay – que está coordenando a campanha “Nova Odessa Decreta Estado de Solidariedade” – disse que, coincidentemente ou não, as conversas foram interrompidas por parte da cervejaria depois que ela recebeu uma mensagem, pelo celular, do vereador Tiago Lobo (PV).

“É importante ressaltar que foi a Cervejaria Berggren que procurou a primeira-dama Andréa e fez a proposta de parceria nesta semana. Claro que adoramos a ideia, já que temos mais de 1.500 famílias em vulnerabilidade social cadastradas aqui conosco. Fiz o contato com o proprietário da cervejaria na segunda-feira para alinhar a nossa ajuda nesta ação. Contudo, no mesmo dia eu recebi uma mensagem do vereador Tiago Lobo, onde ele diz que “eles” já estavam em conversas com a cervejaria. Depois disso, coincidentemente ou não, o proprietário da empresa não me atendeu mais. Só me mandou mensagens ‘vagas’”, explicou Regina. “O que a gente mais fica triste é que, ao que tudo indica, está virando uma ação política e não social. Isso é repugnante”, completou.

A secretária lamentou pelas famílias que não poderão ser ajudadas neste momento difícil e disse “não entender” os motivos que fizeram a Cervejaria Berggren a “virar às costas” para o Fundo Social de Solidariedade de Nova Odessa, cidade onde a empresa está instalada. “Em Vinhedo, toda arrecadação foi entregue ao Fundo Social de lá, o que é o mais correto, porque o Fundo Social possui cadastro das famílias que já vivem ou estão em situação de vulnerabilidade social, já que essas informações são compartilhadas pela nossa Diretoria de Gestão Social. Desta forma, conseguimos fazer uma distribuição mais homogênea, mais justa inclusive e não aleatória. É feita toda uma triagem”, afirmou Regina. Ela lembrou ainda que a Prefeitura fez a entrega, nesta semana, de 600 cestas básicas para as famílias da cidade, respeitando todas as orientações do Ministério da Saúde. “Foi uma ação muito bem organizada, o que mostra que estamos preparados para ações como essa, levando os alimentos para quem mais precisa, com base em critérios atualizados”, finalizou.

Cervejaria Berggren

Procurada, através da assessoria de comunicação, a Cervejaria Berggren negou que tenha desistido da ação e afirmou que o evento ocorrerá como programado.

A Cervejaria Berggren em nenhum momento desistiu da ação ou se negou a colaborar com o Fundo Social de Solidariedade. A ação está mantida e acontecerá amanhã, sábado. Como temos outras empresas apoiadoras incentivando, colaborando e financiando a ação – Água Platina de Americana e Brewtainer de Vinhedo – abrimos a arrecadação para instituições de outras cidades da região que estão precisando de muita ajuda nesse difícil
momento de pandemia.

Temos total consciência do ótimo trabalho que o Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Nova Odessa tem realizado e, continuamos dispostos a encaminharmos metade do que for arrecadado.  Apenas não concordamos com a exigência e Intransigência de que 100% das arrecadações fossem destinadas à eles, pois o único objetivo de nossa ação é ajudar ao próximo, da maneira mais ampla e imparcial possível.

Mantemos nossa vontade e palavra em destinar o per