in

Defesa Civil registra 101 mm de chuvas em 48h; serviços de limpeza são intensificados

Durante toda a quarta-feira (dia 13), foram registrados mais 25 mm

jno

A coordenadoria de Defesa Civil da Prefeitura de Nova Odessa havia registrado nas últimas 48 horas (até o início da tarde de quinta-feira, 14/01), um total de 101 mm (milímetros) de chuvas no município. O grande volume de água gerou alagamentos de vias públicas e áreas verdes em alguns pontos da cidade, como os bairros Jardim São Jorge, Vila Azenha, Jardim Flórida, Jardim Conceição e Jardim Fadel.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Vanderlei Vanag, o maior volume de água ocorreu na noite de terça-feira (dia 12/01), quando choveu 76,1 mm. Durante toda a quarta-feira (dia 13), foram registrados mais 25 mm.

“No acumulado atingimos 101 mm, o que é muita água e acabou ocasionando alguns pontos de alagamentos. Estamos permanentemente em estado de atenção e nesta quinta-feira (dia 14) a água recuou e o Ribeirão Quilombo voltou ao seu nível normal. Agora, o trabalho é de limpeza, especialmente em algumas ruas que ficaram cobertas por lama”, explicou Vanag.

Diante das fortes chuvas dos últimos dias, o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), que assumiu a cidade no último dia 1º de janeiro, determinou a criação de uma equipe composta por servidores de várias secretarias, além da Defesa Civil e com o apoio do Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade, para monitorar o volume de água da chuva e dar assistência para às famílias atingidas pelo alagamento.

De acordo com informações do secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Social, Rafael Brochi, nos últimos dois dias, estes pontos “históricos” de alagamento causaram transtornos a 21 famílias, sendo cinco no Jardim São José, oito no Jardim Flórida e mais oito no Jardim Fadel. Todas as famílias receberam assistência da Prefeitura, que entregou kits de higiene.

“Por determinação do prefeito Leitinho, diversas secretarias e departamentos, como Obras, Defesa Civil, Administração e Saúde, trabalharam no sentido de dar assistência imediata para aqueles que mais precisam. Kits de higiene e limpeza, com água sanitária e desinfetante foram entregues e todos se encontram em suas casas. Continuaremos com o trabalho, em conjunto com a Defesa Civil, monitorando e acompanhando a previsão do tempo para a nossa cidade”, explicou Mattos.

“Hoje (quarta-feira) iniciamos a entrega de itens de limpeza em algumas residências e amanhã o trabalho continua. Estou em contato constante com essa equipe para que o sofrimento dessas famílias seja o menor possível. Até encontrarmos uma solução definitiva para os alagamentos, vamos fazendo aquilo que está ao nosso alcance”, postou o prefeito em sua conta pessoal na rede social Facebook ainda na quarta-feira.