in

Decreto vai permitir a reabertura do comércio, imobiliárias e escritórios a partir do dia 1º

O decreto será publicado até sábado (30), no Diário Oficial do Município

A Prefeitura de Nova Odessa elabora o decreto municipal de retomada gradual da economia local, que permitirá a reabertura do comércio, imobiliárias e escritórios a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de junho, desde que sejam atendidas todas as recomendações do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde), como o controle do fluxo de pessoas em cada estabelecimento com objetivo de evitar aglomerações, a exigência do uso da máscara facial – tanto por funcionários como clientes –, a disponibilização de álcool gel para higienização e limpeza constante dos ambientes. O decreto será publicado até sábado (30), no Diário Oficial do Município.

00. Nesta quinta-feira (28), integrantes do Gabinete de Crise, Prevenção e Reação ao Coronavírus – que é presidido pelo prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza – se reuniram para discutir a reabertura dos setores temáticos inclusos na “fase 2 – cor laranja” do documento elaborado pelo governo estadual. Nesta sexta-feira (29), a Comissão Mista de Combate à Covid-19 no Âmbito do Desenvolvimento Econômico e Social se reúne com representantes da Acino (Associação Comercial e Industrial de Nova Odessa) para apresentar os detalhes da reabertura gradual.

“Nova Odessa, assim como toda região de Campinas, está na fase laranja. Isso significa que ainda vivenciamos uma situação de certo risco e essa reunião de hoje foi justamente para que pudéssemos avaliar a possibilidade de permitir a abertura de outros setores. Contudo, estamos assistindo, pela primeira vez, um aumento de casos do novo coronavírus, o que nos impede, neste momento, de tomar decisões diferentes do que foi proposto pelo Estado”, explicou o secretário de Governo, Eduardo Gazzetta. “Vamos depender ainda mais da nossa população se quisermos avançar de fase. Se as restrições não forem cumpridas, não apenas deixaremos de avançar para uma nova fase, como corremos o sério risco de retroceder”, completou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Gestão Social, Regina Pocay.

BALANÇO. Nova Odessa contabiliza, até esta quinta-feira (28), 37 casos confirmados do novo coronavírus (incluindo duas mortes); 13 pacientes curados; 37 casos negativos; 17 casos em investigação (incluindo duas mortes) e 88 pacientes com gripe em acompanhamento.