in

De forma online, 10º Fórum Internacional de Educação da RMC será realizado em agosto

Educadores vão discutir, entre os temas, o impacto da pandemia no ensino da Região Metropolitana

de-forma-online-10o-forum-internacional-de-educacao-da-rmc-sera-realizado-em-agosto-jno

A Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) definiu para agosto a realização, de forma online, do 10º Fórum Internacional de Educação da RMC (Região Metropolitana de Campinas). A decisão foi tomada em reunião promovida pelo diretor-executivo da autarquia estadual, Benjamim Bill Vieira de Souza, com a coordenadora da Câmara Temática de Educação, Claudicir Brazilino Picolo. A diretora técnica-adjunta Juliana Villalba, também participou do encontro. A décima edição do evento estava marcada anteriormente para abril de 2020, mas foi adiada em razão da Covid-19. O impacto da pandemia na educação metropolitana, aliás, também será discutido durante o Fórum, entre outros temas. O eixo temático central está mantido: “Políticas Públicas para Educação de Qualidade na RMC”.

O 10º Fórum Internacional de Educação da RMC é realizado pela Agemcamp, em parceria com a FUMEC (Fundação Municipal para Educação Comunitária) e tem como objetivo a formação continuada dos profissionais de educação dos 20 municípios da RMC, conforme determinam os planos nacional, estadual e municipais de educação. O evento terá a participação de conceituados palestrantes nacionais e internacionais e focará as questões concernentes à Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação para Jovens Adultos e Idosos – EJA e Educação Profissional.

“A realização do 10º Fórum Internacional da Região Metropolitana de Campinas é de relevante importância para discussão e socialização das políticas públicas educacionais para toda RMC, trazendo palestrantes e educadores de renome nacional e internacional, contribuindo com o desenvolvimento e aprendizagem dos profissionais e também no desenvolvimento com qualidade da educação regional”, disse Claudicir, ex-secretária de Educação de Nova Odessa por oito anos, coordenadora da Câmara Temática de Educação há seis anos consecutivos e que atualmente integra a equipe do prefeito de Holambra, Fernando Capato.

O diretor-executivo da Agemcamp explicou ainda que, durante a reunião desta sexta-feira, também foi discutida a retomada de projetos, na área da Educação, já aprovados pelo Conselho de Desenvolvimento da RMC – colegiado que reúne os 20 prefeitos da Região Metropolitana de Campinas. “A reunião foi importante para encaminharmos a condução da Educação na RMC, retomando ações que ficaram paralisadas durante o período mais intenso da pandemia. Claro que o tema central foi a realização do Fórum Internacional, agora no formato online, entre outros projetos para o desenvolvimento da qualidade da educação regional”, afirmou Bill. “Aproveitei para parabenizar a Claudecir, que segue atuando como uma forte liderança educacional, trabalhando com destaque como articuladora junto ao Ministério da Educação e também junto ao governo estadual”, completou o diretor.