in

Cultura gratuita e de qualidade agita praça de Nova Odessa no Dia das Mães

Espetáculo do Circuito Cultural Paulista trouxe palhaço e brincadeiras com pais e crianças

A Praça ‘Dr. César de Souza Ladeia’, no jardim Santa Rita 2, foi palco para uma atração especial de cultura na tarde do último domingo (13), pleno Dia das Mães, em Nova Odessa. Cerca de 50 pessoas, entre crianças, pais e mães, puderam acompanhar o “Cortejo e Brincadeiras Culturais”, da Cia Festa de Rei, que trouxe apresentações com palhaço e diversas dinâmicas aos presentes.

O espetáculo é viabilizado pelo Circuito Cultural Paulista, uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura com a Prefeitura, através da Diretoria de Cultura e Turismo. Com aproximadamente uma hora de duração, a atração convidou o público a participar de cantigas de roda, versos e muita magia, tendo a cultura popular brasileira como o norte de toda essa ‘viagem’ proporcionada aos espectadores.

O destaque ficou por conta do Palhaço Fosso, que trouxe entretenimento e diversas brincadeiras com as crianças, principalmente as tradicionais mágicas. O Grupo Festa de Rei é composto pelo ator, brincante e percussionista Juarez Ferreira, pela dançarina brincante e percussionista Beatriz Zulueta e o musicista, acordeonista e brincante Rodrigo Scarcello.

Agenda

No mês de aniversário de Nova Odessa, a programação da agenda cultural segue na noite desta segunda-feira, dia 14, com a nova edição do sarau de poesias “Parada Poética”. O evento já se tornou tradição em Nova Odessa e região, reunindo artistas locais e até de renome nacional. Os participantes devem se reunir na Estação Cultura (antiga Estação Ferroviária) a partir das 19h.

Outra atração é a exibição do filme “Colegas”, uma produção que quebra paradigmas ao ser estrelado por atores com Síndrome de Down. Trata-se de evento do programa Pontos MIS, parceria da Prefeitura com o Museu da Imagem e do Som, de São Paulo. O filme será exibido no Teatro Municipal Divair Moreira na próxima sexta-feira, dia 18, às 10h, 14h e 20h, além do dia 25, com sessões às 10h e 14h.

No sábado, dia 19, o Teatro Municipal Divair Moreira é palco mais uma vez para o humorista Rodrigo Peluca, que agora apresenta o stand up “A Comédia da Comédia”, a partir das 19h. Por sua vez, o domingo, dia 20, traz também na Estação Cultura mais um “Encontro de Carros Antigos”, às 9h, reunindo proprietários, expositores e apreciadores de veículos de coleção.

Em seguida, na terça-feira, dia 22, haverá nova edição de ‘Contação de Histórias’, dentro de espaço na Biblioteca Municipal e no Centro Cultural Herman Jankovitz, onde será inaugurada a “Ludicasa”. Na quarta-feira, dia 23, o Conselho Municipal de Cultura se reúne às 18h no auditório da Prefeitura, convidando a todos os cidadãos interessados em participar das discussões das políticas do setor.

Celebrando o aniversário da cidade, nos dias 25, 26 e 27 de maio, a Revirada Cultural vai proporcionar o evento “Nova Canção – Festival de Música Popular”, que pretende revelar talentos de compositores e intérpretes na RMC (Região Metropolitana de Campinas), inclusive premiando as melhores músicas escolhidas por um júri. A Diretoria de Cultura e Turismo realiza o festival na Praça dos Três Poderes, às 19h.

No dia 28, uma segunda-feira, às 14h, será a inauguração oficial do revitalizado Relógio de Sol, que fica em frente da Rodoviária e é um dos poucos existentes em todo o mundo. Ainda neste dia, o Casarão de Cultura recebe, a partir das 19h, o evento ‘Música na Varanda’. Por fim, a Cia. de Dança ‘Vivarte’, de Valinhos, apresenta espetáculo artístico no dia 31, às 20h, na Praça Central José Gazzetta.

“São muitos eventos, para toda a família novaodessense”, destaca o diretor de Cultura e Turismo, Cícero Edno. A agenda cultural de Nova Odessa é publicada todo mês no site da Prefeitura, além de divulgada na página do Facebook da Diretoria de Cultura e da Prefeitura, assim como afixada em cartazes pela cidade. A sede da Diretoria de Cultura é na Avenida João Pessoa, 253, Centro, e o telefone é 3466-2196.