in

Cultivo de árvore une Secretaria de Meio Ambiente e cidadão

Há alguns anos, o munícipe recolhe frutos da árvore da espécie oiti, plantada em frente de sua casa, e doa para o Município

Conscientização ambiental e participação popular em iniciativa do poder público. Isto é o que se vê entre a Prefeitura de Nova Odessa, através da Secretaria de Meio Ambiente, e o aposentado Ernesto Piconi, de 83 anos. Há alguns anos, o munícipe recolhe frutos da árvore da espécie oiti, plantada em frente de sua casa, e doa para o Município, que cultiva mudas e as utiliza em plantios por toda a cidade.
Morador do jardim Bela Vista, o marceneiro aposentado é nascido em Nova Odessa e viu o município crescer muito em oito décadas de vida. Há cerca de 10 anos tem plantada em sua calçada, na Rua Riachuelo, uma espécie de oiti. Mas ele não se aborrece com as centenas de frutas que caem da árvore sempre nesta época. Pelo contrário. Recolhe todas e, no início de cada ano, tem doado para a Prefeitura.
“O oiti faz uma sombra boa. O pessoal gosta”, ressalta o aposentado, que arrecada mais de 1.000 sementes por ano. “Essa árvore dá frutos nessa época e tem uma madeira boa também”, acrescenta Ernesto Piconi. Filho de italianos, ele se diz um ‘amante da natureza’. “Na chácara dos meus filhos eu que planto tudo lá”, conta.
O oiti, ou oitizeiro, é uma árvore frutífera muito utilizada na arborização urbana. “A copa dela é bem formada e cheia, produzindo excelente sombra e efeito ornamental”, cita a diretora de Meio Ambiente, Fernanda Dagrela. O fruto é comestível, nutritivo, de sabor adocicado que lembra o da manga. Este tipo de árvore é muito vista verdejando em parques, jardins, avenidas e calçadas de Nova Odessa.
“Ajuda a refrescar o ambiente e reduz os ruídos, além de ser tolerante à poluição dos grandes centros urbanos”, detalha Fernanda Dagrela. O oiti é ainda bastante plantado em reflorestamentos e se multiplica facilmente por sementes, que devem ser obtidas de frutos maduros, recém-colhidos, preferencialmente após a queda, despolpados e postos a secar a sombra.
A Secretaria de Meio Ambiente busca as sementes e as leva para o Viveiro Municipal, que fica em uma área no Recanto do Guarapari, onde são cultivadas. “Fazemos o plantio e, com aproximadamente 40 dias, já tem uns 15 centímetros. Então transferimos para a caixa de sementeira”, descreve a diretora. “É dessas sementes do ‘seu Ernesto’ que a gente distribui oitis pela cidade toda”, completa.

PLANTIOS
No ano passado, a Secretaria de Meio Ambiente realizou o plantio de aproximadamente 3 mil mudas de árvores, em diversas ações pelo município. Uma iniciativa que ocorre paralelamente é o projeto do GAA (Grupo dos Amigos das Árvores), que desde 2015 atua em forma de parceria. Até agora são mais de 8 mil mudas de árvores nativas e frutíferas, envolvendo ainda a Secretaria de Educação.
O GAA é formado pelas empresas Profil Indústria e Comércio de Fios, Ortofil/Ortobom Indústria e Comércio e Serviços, KSPG Automotive do Brasil e Daune Travesseiros de Penas Ltda, e conta com assessoria técnica de Harri Lorenzi, do Instituto Plantarum, e de Carlos Pitoli, da Natuflora, responsáveis pela orientação de escolha de mudas e procedimentos.
A Prefeitura é responsável pela disseminação do projeto junto às crianças e também acompanha e orienta os plantios. Além dos conhecimentos teóricos sobre plantio e preservação ambiental, os jovens são incentivados a cuidar da natureza, recebendo muda de árvore para plantar em sua casa ou no local que desejarem.