Cresce a satisfação da população com a Guarda Municipal e a segurança pública em Nova Odessa, aponta Indsat

Para 47% dos moradores, a Segurança Pública de Nova Odessa está “ótima” ou “boa”. Outros 38% disseram que o serviço está “regular”

Pesquisa divulgada pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) nesta quarta-feira (15) mostra que cresceu, no 4º trimestre de 2019, a satisfação dos moradores de Nova Odessa com a Guarda Civil Municipal e a segurança pública de uma forma geral. Tanto que os dois segmentos avaliados pelo instituto fecharam o ano com o selo “Alto Grau de Satisfação”, notícia bastante comemorada pelo prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza.

“Sempre disse e não me canso de repetir: a Segurança Pública é, desde o primeiro dia do meu governo, uma prioridade, assim como a Saúde e a Educação. E para que a nossa população tenha essa sensação de segurança, é muito importante que a Guarda Municipal desenvolva um ótimo trabalho, já que uma coisa está ligada a outra. A pesquisa Indsat mostra que isso tem sido feito, tanto que a avaliação da Guarda e também da segurança pública melhorou mais e fechou 2019 com resultados muito positivos”, avaliou o prefeito Bill.

Com relação à Segurança Pública, Nova Odessa aparece na 2ª colocação do ranking entre os municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas). O “Paraíso do Verde” registrou 660 pontos – contra 647 no 3º trimestre de 2019 – e está apenas 17 pontos atrás de Indaiatuba, primeira colocada. As duas cidades foram as únicas a serem classificadas com o selo “Alto Grau de Satisfação”, classificação atribuída a setores que registram entre 650 e 799 pontos. A escala geral da Indsat vai de 200 a 1.000 pontos.

Para 47% dos moradores, a Segurança Pública de Nova Odessa está “ótima” ou “boa”. Outros 38% disseram que o serviço está “regular”. Ou seja, quase metade dos entrevistados está satisfeita com o setor. A reprovação caiu de 19% é de 15% entre o 3º e o 4º trimestre do ano passado, o que representa o menor índice desde que a pesquisa começou a ser realizada.

GUARDA MUNICIPAL. Já em relação à Guarda Civil Municipal, 51% dos 400 entrevistados classificaram o trabalho da corporação como “ótimo ou bom”. Outros 38% disseram que o serviço está “regular” e a reprovação caiu de 13% para 11% entre um trimestre e outro. Com 681 pontos, a Guarda recebeu selo “Alto Grau de Satisfação”, subiu uma posição no ranking dos municípios da RMC e está agora entre as três melhores instituições de segurança municipal da região, atrás apenas de Indaiatuba e Jaguariúna.

Em novembro do ano passado, o prefeito Bill autorizou a contratação de oito novos guardas municipais aprovados em concurso público. A chegada dos novos patrulheiros representou um aumento de 20% no efetivo da Guarda Civil Municipal de Nova Odessa, então formado por 40 homens e mulheres. Além disso, a corporação também recebeu 8 novas pistolas semiautomáticas calibre 38, num investimento que passou de R$ 30 mil.

Já no mês seguinte, a Prefeitura entregou oficialmente a base da Guarda Municipal na Praça José Gazzetta, que entrou em funcionamento no dia 2 de dezembro, quando teve início a edição 2019 do projeto “Um Sonho de Natal”, idealizado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza. “Desde 2013, nós temos investido muito na Guarda Municipal.

Criamos a ROMU (Rondas Ostensivas Municipais), que é uma equipe de elite; implantamos o videomonitoramento, transferimos a sede da corporação para um imóvel mais amplo e na região central de Nova Odessa, compramos novas viaturas e novos armamentos. O resultado disso é que conseguimos reduzir os principais índices de criminalidade e hoje a nossa população tem sensação de segurança quando sai às ruas”, enfatizou Bill.