in

Cresce a contribuição do setor têxtil de Nova Odessa na riqueza do Estado, aponta Seade

O VTI é a riqueza produzida pela atividade industrial e o “Mapa da Indústria Paulista” traz informações municipais sobre o desempenho dos setores de atividade da indústria paulista sob essa ótica

Estudo divulgado pela Fundação Seade mostra que o setor têxtil de Nova Odessa não apenas permanece entre os 20 com maior contribuição no VTI (Valor de Transformação Industrial) do Estado, como melhorou sua posição entre os 645 municípios paulistas, passando da 8ª para a 5ª posição entre 2003 e 2016. No período, o VTI do setor têxtil novaodessense passou de 3,2% para 6,1%. O VTI é a riqueza produzida pela atividade industrial e o “Mapa da Indústria Paulista” traz informações municipais sobre o desempenho dos setores de atividade da indústria paulista sob essa ótica.

A metodologia baseia-se no rateio, pelos municípios paulistas, do Valor da Transformação Industrial das atividades industriais divulgadas anualmente pelo IBGE a partir da PIA (Pesquisa Industrial Anual). A distribuição do VTI estadual por município foi obtida a partir do valor de saídas de produtos (mercadorias vendidas e serviços) declarado pelas empresas industriais à Secretaria da Fazenda e utilizado no cálculo do Valor Adicionado Fiscal – VAF.

Segundo a Fundação Seade, entre 2003 e 2016, houve recuo de 40,6% para 30,9% na contribuição da indústria da Região Metropolitana de São Paulo no VTI estadual. E a região de Campinas foi a que mais se beneficiou com essa desconcentração, avançando sua participação no VTI paulista de 25,5% para 30,2%.

O estudo mostra que, em Nova Odessa, além do setor têxtil, também elevaram a sua contribuição no VTI entre 2003 e 2016 os seguintes segmentos da indústria: produtos alimentícios, produtos de madeira, impressão e reprodução de gravações, produtos químicos, farmoquímicos e farmacêuticos, borracha e materiais plásticos, minerais não metálicos, metalurgia, produtos de metal, máquinas, aparelhos e materiais elétricos, máquinas e equipamentos, veículos automotores e móveis.

“Nova Odessa está inserida na sétima região metropolitana mais desenvolvida do País e a gama de produtos produzidos aqui em nosso município aumenta a cada ano, graças principalmente ao trabalho realizado pelo governo do prefeito Bill visando a atração de novas empresas. Importante ver que o setor têxtil respira, mesmo diante de toda dificuldade enfrentada pelos empresários deste ramo diante dos produtos asiáticos. Importante também, num cenário mais amplo, ver que muitos outros setores também aumentaram sua participação no Valor da Transformação Industrial, mesmo que não seja no mesmo patamar”, disse o secretário de Obras, Elvis Ricardo Mauricio Garcia, o Pelé, que responde interinamente pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.