in

Covid mata idosa de 100 anos; total sobe para 243

Outras quatro mortes estão sendo investigadas; ao todo, são 6.278 casos confirmados da doença e 209 aguardando resultado de exames que são realizados pelo Instituto Adolfo Lutz

numero-de-internados-volta-a-crescer-jno

O boletim divulgado nesta segunda-feira pela Vigilância Epidemiológica de Nova Odessa, órgão vinculado à Secretaria de Saúde, trouxe mais duas mortes provocadas pelo novo coronavírus. As novas vítimas fatais foram um idoso de 88 anos morador do Parque Triunfo, que faleceu dia 26 de setembro, e uma idosa de 100 anos do Jardim das Palmeiras, que faleceu dia 23 de setembro – ambos na UR (Unidade Respiratória) do Jardim Alvorada.

Com os novos óbitos, o total de pessoas que perderam a vida no município desde o início da pandemia subiu para 243. Outras quatro mortes estão sendo investigadas. Ao todo, são 6.278 casos confirmados da doença e 209 sob investigação. Duas pessoas estão internadas na Unidade Respiratório do Jardim Alvorada e outras 11 em leitos de UTI espalhados pela região.

Como a pandemia continua e os riscos de novas variantes são reais, toda a população deve continuar obedecendo às regras sanitárias de enfrentamento à pandemia, que incluem o uso de máscaras e de álcool a 70% e o distanciamento social, evitando-se aglomerações a todo custo.

Desde o dia 22, a cidade passou a aplicar a “D3” na UBS do Centro nos pacientes com alto grau de imunossupressão. A lista das doenças ou tratamentos elegíveis, neste caso, inclui: imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas, (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3, uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona ou equivalente por ≥14 dias, uso de drogas modificadoras da resposta imune, pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise), pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).