in

Coronavírus: Nova Odessa cria serviço de apoio psicológico 24h para profissionais de saúde

O atendimento – por telefone ou chamada de vídeo – é feito por uma psicanalista

Os profissionais da rede municipal de saúde de Nova Odessa têm um aliado importante na manutenção do equilíbrio emocional, fundamental para o enfrentamento ao coronavírus. Desde semana passada, médicos, enfermeiros, recepcionistas e agentes de segurança contam com um serviço de suporte terapêutico psicanalítico que funciona de segunda a segunda, 24 horas por dia. O atendimento – por telefone ou chamada de vídeo – é feito por uma psicanalista.

“Inicialmente, comunicamos os gestores de todas as unidades básicas de saúde, do Hospital e Maternidade Municipal ‘Dr. Acílio Carreon Garcia’ e do setor de odontologia. Eles têm papel fundamental nesse processo, identificando profissionais com necessidade de ajuda emocional”, explicou a psicanalista Roseli D Morais, que atua no desenvolvimento de atividades de promoção e prevenção da saúde mental no Setor de Medicina do Trabalho do município.

Depois do comunicado, a terapeuta passou a manter seu “consultório telefônico’ aberto 24 horas por dia, sempre pronta para conversar e auxiliar os servidores da saúde. “Estou à disposição o tempo todo. Afinal, o profissional de saúde trabalha de dia, à noite, de madrugada e pode precisar de ajuda às 2h, 4h da manhã. É esse olhar que precisamos ter para atender na hora que a pessoa precisar”, disse a psicanalista.

Roseli conta que a maioria das consultas é feita por telefone. No entanto, muitos profissionais preferem trocar mensagens de texto e áudio ou usar a ferramenta de chamada de vídeo de aplicativos como o WhatsApp. “Sempre opto pelo canal que deixa a pessoa mais à vontade e procuro desenvolver um bate-papo de apoio terapêutico para que ela se reencontre, fale de suas dores, medos e angústias e se desestresse, explicou a terapeuta.

Por enquanto, a psicanalista avalia que tem trabalhado na prevenção, mas acredita que o pico de estresse está por vir. “A informação que temos é de que o auge da pandemia ainda não nos atingiu. Quando isso acontecer, as unidades de saúde serão pontos críticos e os profissionais precisarão de muito equilíbrio”, projetou Roseli.

Segundo o secretário de Saúde Vanderlei Cocato, a iniciativa faz parte do processo de humanização da saúde municipal e visa dar apoio aos profissionais em meio à crise. “O projeto foi apresentado pela doutora Roseli a mim e ao prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza e se encaixou na nossa proposta de dar suporte para que nossas equipes possam oferecer atendimento de qualidade, principalmente no momento em que estão na linha de frente do combate a uma das maiores pandemias da história”, afirmou o secretário.