in

Coopersonhos recebe veículo para ampliar volume de materiais coletados

Grupo Gaia Social entregou utilitário e PEV para cooperativa de reciclagem em Nova Odessa

A Cooperativa de Reciclagem Coopersonhos, de Nova Odessa, recebeu nesta segunda-feira, dia 30, a doação de um veículo utilitário para ampliar a coleta de materiais pela cidade. O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza esteve com dirigentes do Gaia Social (Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem), pelo Programa Viraser, e representantes das empresas investidoras Castelo Alimentos e CRS Brands (Cereser).
O Grupo Gaia é uma associação de direito privado sem fins lucrativos e que desde janeiro de 2016 está ajudando a Coopersonhos. Atualmente a cooperativa novaodessense tem 18 trabalhadores e a ideia é aumentar a média atual de materiais arrecadados por mês, que oscila entre 35 e 50 toneladas, para até 70 toneladas/mês. Com isso, permitirá também gerar mais renda às famílias dos cooperados.
O Programa Viraser promove a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e o desenvolvimento da cadeia produtiva da reciclagem e da logística reversa, com a inclusão socioprodutiva do catador de material reciclável em cooperativas de trabalho e fomento para a comercialização em rede. No caso de Nova Odessa, auxilia a Coopersonhos na coleta, triagem e comercialização dos itens.
Estudo de diagnóstico de potencial de geração de resíduos recicláveis, realizado pela equipe técnica do Viraser, evidenciou que, apesar da cidade gerar mais de 1.000 toneladas/mês de resíduos sólidos, apenas 3% (30 toneladas/mês) tem sido destinada para a Coopersonhos. As atuais instalações, cedidas pela Prefeitura, possuem capacidade para aumentar a produção para até 70 toneladas/mês.

ENTREGA
A entrega do veículo tipo Towner foi realizada na presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Elvis Ricardo Maurício Garcia, e da diretoria de Meio Ambiente, Fernanda Dagrela. “Vai aumentar a produtividade e garantir melhorias na vida dos cooperados”, ressalta o secretário. “A Coopersonhos é acima de tudo uma parceira do meio ambiente em Nova Odessa”, frisa a diretora.
Além do veículo, o Gaia Social ofereceu uma unidade de Ponto de Entrega Voluntária (PEV) que apoiará as ações em novos geradores de resíduos (escolas, mercados e condomínios residenciais) identificados e mapeados na cidade. Presidente do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), o Prefeito Bill ressalta a iniciativa. “A cooperativa tem a capacidade de ampliar esse trabalho, gerando mais renda. É algo que as pessoas devem ter muito orgulho”, destaca.
A parceria com o grupo Gaia Social teve início com o mapeamento das necessidades e a capacitação técnica e de gestão dos cooperados. A Coopersonhos então obteve mesas de triagem, prensa, balança e carrinho porta-bags. “Agora, esse novo veículo vai complementar o trabalho que fazemos com o caminhão da Prefeitura”, explica a presidente da cooperativa, Noêmia Firmino de Oliveira.
Coordenadora-executiva do Gaia Social, Maíra Pereira cita que o objetivo é auxiliar a Coopersonhos. “A ideia é olhar para a cooperativa como um negócio, não apenas um projeto de inclusão social e de destinação correta dos resíduos gerados”, detalha. “Com esse amparo esperamos um salto de produção”, acrescenta. Além da melhora nas condições produtivas, o trabalho tem sido forte com Educação Ambiental.
Após a Prefeitura implantar os LEVs (Locais de Entrega Voluntária) e o Ecoponto, no Jardim Monte das Oliveiras, o volume de trabalho da Coopersonhos já havia aumentado em aproximadamente 30%. “Esse veículo vai nos ajudar a ampliar ainda mais o alcance da coleta seletiva e dos materiais recicláveis na cidade, gerando mais renda aos cooperados”, complementa a presidente da Coopersonhos.