in

Coopersonhos promove ação de conscientização sobre reciclagem

Distribuição de panfletos em frente ao Pague Menos orienta a importância da prática pela população

A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. A reciclagem, por exemplo, é uma das mais importantes, pois reduz de forma importante o impacto sobre o ecossistema. Além de aliviar os lixões e aterros sanitários, é fonte de renda para cooperativas e catadores.
E uma das práticas que facilitam a reciclagem é a separação do lixo doméstico. E para despertar essa consciência ambiental, a Coopersonhos (Cooperativa de reciclagem) em parceria com o grupo GAIA Social (Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem) promoveu uma ação educativa em frente ao supermercado Pague Menos, na tarde de quinta-feira, dia 27, em Nova Odessa.
A ação realizada, faz parte da formação de novos agentes ambientais promovidos pelo Grupo GAIA, através do Programa Viraser e financiado pelas empresas Castelo Alimentos e CRS Brands.
O propósito das ações, que deverão percorrer vários pontos da cidade a partir de julho até o final do ano, além da formação dos cooperados, é sensibilizar e conscientizar a população para a separação dos resíduos recicláveis em suas residências e o descarte correto, utilizando-se dos estabelecimentos que oferecem recipientes para o descarte, os LEVs, a Cooperativa Coopersonhos e a coleta seletiva fornecida pela prefeitura que percorre alguns bairros do município.
Nestas atividades, a população é informada também que todo o resíduo reciclável coletado é destinado à Coopersonhos, para o tratamento adequado, como triagem, enfardamento e comercialização, de forma que os resultados sejam o aumento da produção, geração de renda e diminuição de resíduos destinados de forma incorreta aos aterros sanitários. “É preciso orientar a população quanto ao destino do lixo”, disse o vice-presidente da Coopersonhos, Joselino José da Costa.
“O conhecimento é fundamental para promover mudanças nos hábitos da população, mas não basta conhecer, é necessário refletir e agir”, explicou a diretora executiva do GAIA Social, Juliana Navea.
A munícipe Ana Cecília confessou não ter o hábito de separar o lixo. “Sei da importância da separação do lixo doméstico, mas não tenho por costume separar, infelizmente, na correria do dia a dia a última coisa que penso é nisso”, contou ela.
Já Sebastião Lourenço demonstrou ter educação ambiental. “Aprendi na minha juventude a separar o lixo e, passei isso para os meus filhos. As pessoas têm que entender que quando o lixo sai da nossa casa, ele ainda é problema nosso. Porque tudo o que afeta o meio ambiente, nos afeta também”, opinou o novaodessense.
Juliana Navea ainda explicou que a educação começa em casa. “Se as pessoas forem ensinadas ainda na infância sobre a importância de atitudes que diminuam o impacto no meio ambiente, certamente, no futuro, teremos menos problemas com o lixo”, finalizou a diretora.

Grupo GAIA
É uma associação de direito privado sem fins lucrativos. A maior motivação: fazer parte da mudança social e ambiental do Brasil proporcionando resultados de impacto. Fomentamos através de nossas ações a integração entre todos aqueles que se propõem a participar destas mudanças. Articular pessoas e instituições para a responsabilidade compartilhada na busca de soluções às demandas socioambientais contemporâneas.