in

Coopersonhos instala primeiro Ponto de Entrega Voluntária em Nova Odessa

Os produtos coletados serão repassados para a cooperativa

A Coorpesonhos (Cooperativa de Reciclagem de Nova Odessa), com o apoio do Gaia Social, implantou, em Nova Odessa, o 1º PEV (Ponto de Entrega Voluntária). A instalação do ponto foi realizada na segunda-feira, dia 29, no supermercado Pague Menos, no jardim Santa Rosa.

Após a instalação, os cooperados da Cooperativa ainda realizaram uma ação de orientação e conscientização. “Com o descarte correto dos resíduos, por parte dos moradores da cidade, evita-se o acúmulo de lixo nas ruas, alagamentos e proliferações de doenças. A separação correta dos recicláveis e orgânicos ainda garante a destinação dos recicláveis para a Coopersonhos que emprega e gera renda para as famílias de catadores”, explicou a presidente da Coopersonhos, Noêmia Firmino de Oliveira.

Além de conscientizar a comunidade do município sobre a importância da reciclagem, o PEV vai garantir renda para as famílias dos 19 cooperados da Coopersonhos. “Pedimos que a população tenha consciência e faça a destinação correta dos materiais recicláveis, isso ajuda o meio ambiente e, principalmente, a Coopersonhos”, disse Noêmia Firmino.

O que é PEV?

Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs): são áreas instaladas em local adequado, cuidadosamente estudado e escolhido para receber resíduos sólidos específicos, em pequenas quantidades (até um metro cúbico), podendo receber diversos tipos de materiais recicláveis. Os PEVs devem incentivar a separação adequada do material para reciclagem e sua entrega voluntária.

Qual a função dos PEVs?

Os PEVs são uma parte importante de um sistema de gestão de resíduos, tendo como principal função receber e acondicionar temporariamente resíduos específicos em pequenas quantidades (até um metro cúbico, que equivale ao volume de uma carroça pequena, um porta-malas de carro de passeio ou caçamba de um utilitário pequeno) que serão destinados para a reciclagem ou para o serviço de limpeza pública.

Pague Menos

“A Coopersonhos nos procurou para fazermos essa parceria, na qual o material depositado pela população possa ser doado para a cooperativa com dois objetivos: de aumentar a quantidade de resíduos recicláveis e ajudar no aumento de renda da cooperativa com esse aumento de material.

A Ong Gaia Social está apoiando a Coopersonhos há dois anos,  ajudando na organização e métodos de trabalho, sendo que este recipiente que chegou para coleta é por intermédio da ONG. E vale destacar ainda que a Rede de Supermercados Pague Menos doa material para cooperativa há um bom tempo. E nesse momento vem ajudando no processo de coleta seletiva e logística reversa, em um viés de amadurecimento desse plano” explicou a nota enviada pelo supermercado.