in

Coopersonhos e Gaia Social realizam ação de educação ambiental em Nova Odessa

Projeto foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente; alunos da Emef Profa. Alzira Ferreira Delegá visitaram cooperativa

Alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profa. Alzira Ferreira Delegá estão participando de um projeto de educação ambiental desenvolvido pela cooperativa de reciclagem Coopersonhos e o Gaia Social (Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem). A iniciativa, que conta com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, visa conscientizar as crianças sobre a importância da destinação correta dos materiais recicláveis.

Cerca de 160 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da escola participaram do projeto, que contou com palestras e visita à sede da cooperativa. “Temos desenvolvido nos últimos anos um importante trabalho de educação ambiental junto aos alunos da rede pública de ensino. Eles são os nossos agentes mirins e têm grande participação na conscientização da sociedade, já que transmitem aos familiares e amigos os conhecimentos que adquirem em sala de aula”, explicou a diretora de Meio Ambiente, Fernanda Dagrela.

Segundo ela, a participação da Coopersonhos e do Gaia Social – que desde janeiro de 2016 auxilia a cooperativa – neste tipo de iniciativa é fundamental. “O trabalho da cooperativa tem impacto não apenas ambiental, mas também econômico, já que a coleta, separação e venda dos recicláveis gera renda às famílias cooperadas. O Gaia Social tem desenvolvido também uma importação ação em nossa cidade, ajudando os cooperados a expandirem seus trabalhos e também auxiliando na divulgação destas iniciativas junto à sociedade”, continuou.

Responsável pelo IEC (Informação, Educação e Comunicação), Meria Aparecida Soares Brito de Jesus destacou a importância dos projetos realizados em parceria com a Coopersonhos e Gaia Social. “É um trabalho de conscientização que une governo municipal, sociedade e entidades. Temos tido bons resultados em relação aos programas desenvolvidos junto aos alunos e vamos continuar com estas iniciativas. A preservação, o cuidado com o meio ambiente, com a nossa cidade devem ser trabalhados diariamente, para formarmos cidadãos de bem mais conscientes de seus direitos e deveres”, disse.

A ação de educação ambiental realizada junto aos alunos da Emef Alzira Ferreira Delegá contou com palestras e visita à cooperativa. “As atividades com os alunos da escola fazem parte da implementação do Plano de Educação Ambiental e Coleta Seletiva da Cooperativa Coopersonhos, com apoio do Gaia Social e os parceiros Castelo Alimentos e Cereser. Escolhemos a Alzira como piloto, pela proximidade com a Cooperativa. A ideia é que, a partir de agora, os cooperados expandam o trabalho para outras escolas. As crianças participaram ativamente das atividades, aprendendo e também nos ensinando, porém a visita que fizeram a Coopersonhos, para conhecer o trabalho da cooperativa, foi uma vivência especial”, explicou Raquel Pagan, do Gaia Social.

“Foi muito gostoso trabalhar com as crianças, explicar o nosso trabalho e a importância da reciclagem. Elas aprenderam sobre todo o ciclo, que começa em casa com a separação dos materiais e termina na cooperativa com a destinação correta”, disse Adriane Leonel Teixeira que, junto de Joselino José da Costa, trabalha na cooperativa e ministrou as palestras aos alunos.

Adriane e Raquel explicaram que durante o mês de novembro os alunos da escola participaram de uma gincana, encerrada na última terça-feira. “Presenteamos os alunos com um broche de ‘Agentes ambientais mirins’ e a escola com um jogo de tabuleiro sobre a Rota da Reciclagem e material para os professores continuarem o trabalho de educação ambiental”, finalizaram.