Contêineres de lixo são alvo da ação de vândalos

Todos os casos foram registrados na Vila Azenha, bairro próximo ao Centro da cidade

Fiscais do Setor de Coleta de Resíduos Sólidos da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) encontraram três contêineres pichados, na manhã desta quarta-feira (26). Todos os casos foram registrados na Vila Azenha, bairro próximo ao Centro da cidade.

De acordo com o gerente técnico operacional da companhia, Rean Sobrinho, a ação dos vândalos foi descoberta nas primeiras horas da manhã, durante o trabalho de fiscalização da coleta de lixo, que sofreu alterações em dias e horários a partir das 6h desta quarta.

Após o incidente, Sobrinho pediu consciência e colaboração da população. “Faz 40 dias que implementamos o uso de contêineres e já nos deparamos com esse tipo de situação, que gera despesa para o município, além de deixar a cidade feia. Por favor, pedimos para que não pichem ou danifiquem as caixas de coleta, pois elas foram instaladas para melhorar o serviço prestado à população”, afirmou o gerente técnico da Coden.

O gerente lembra que os moradores podem denunciar anonimamente à Guarda Civil Municipal (153 ou 3466-1900) ao à própria companhia, caso flagrem alguém danificando os contêineres. Os telefones de contato da Coden são 3476-8500 e 0800-7711195. O setor de atendimento da Coden funciona na Rua Eduardo Leekning, 550, no Jardim Bela Vista.

TESTE

A Coden iniciou o uso de contêineres para coleta de lixo, de forma experimental, no dia 17 de maio. Inicialmente, foram instalados na cidade 35 recipientes com capacidade para mil litros cada. Atualmente, eles estão espalhados por nove bairros – Centro, Bela Vista, Santa Rosa, Santa Luiza e Vila Azenha, São Manoel, Jardim Éden, Monte das Oliveiras e São Jorge. Na Vila Azenha, local dos atos de vandalismo, são seis unidades.

O objetivo da companhia, que assumiu em 10 de janeiro o manejo de resíduos no município, é organizar a coleta, tornando-a mais eficiente, e contribuir para a preservação do meio ambiente, prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya e tornar a cidade mais limpa. O serviço de coleta e transporte de lixo é prestado pela empresa Pass Ambiental.