Contêiner de coleta de lixo é destruído por vândalos em Nova Odessa

A caixa, que estava instalada em frente à academia ao ar livre do bairro, ficou totalmente destruída após a ação dos vândalos

Um contêiner de coleta de lixo foi incendiado na madrugada desta terça-feira ((20), na Vila Azenha, em Nova Odessa. A caixa, que estava instalada em frente à academia ao ar livre do bairro, ficou totalmente destruída após a ação dos vândalos.

A cena do contêiner pegando fogo surpreendeu moradores que saíam de casa para o trabalho. “Olha o vandalismo aqui na Vila Azenha. Atearam fogo na lixeira. Agora são 6h17 da manhã, indo trabalhar e me deparo com isso. Povo sem noção. Triste isso”, escreveu a moradora Mônica Brandão, em seu perfil numa rede social. Além do texto, Mônica publicou três fotos do contêiner em chamas. O recipiente, com capacidade para mil litros, estava instalado na esquina das ruas João Thienne e Bento Tolêdo Rodovallo.

No momento do crime, o contêiner estava cheio de lixo, uma vez que a coleta no bairro é realizada às terças, quintas e sábados, a partir das 6h. Logo nas primeiras horas da manhã, fiscais do Setor de Coleta de Resíduos Sólidos da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) estiveram no local e acionaram a Pass Ambiental, contratada pela companhia para o serviço de coleta de lixo na cidade. A empresa removeu o lixo e os fragmentos da caixa e registrou um boletim de ocorrência na delegacia do município.

O diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro, repudiou o ocorrido. “É lamentável. A gente investe, faz todo um planejamento, desloca funcionários; tudo para melhorar o serviço. Aí, vêm essas pessoas sem o mínimo senso de cidadania e destroem, prejudicando dezenas de famílias e gerando prejuízo ao município”, comentou o gestor da empresa municipal responsável pelos serviços de água, esgoto e manejo de resíduos em Nova Odessa.

Não é o primeiro caso de vandalismo contra contêineres registrado na cidade. Instaladas há três meses em caráter experimental, as caixas coletoras foram alvo de outros dois ataques; todos na Vila Azenha. Nas outras ações, no entanto, a caixas foram pichadas.

Com histórico de sacos de lixo amontoados em calçadas, esquinas e cruzamentos, o bairro foi um dos que mais receberam contêineres. Dos 50 distribuídos no município, oito foram destinados à Vila Azenha. Eles foram instalados com o objetivo de dinamizar a coleta de lixo e organizar o descarte do lixo domiciliar e comercial no município.