in

Consimares visita Ecoparque Ambiental de Piracicaba

Prefeitos, vereadores e técnicos das cidades consorciadas visitaram espaço, considerado referência na gestão sustentável de resíduos sólidos

Prefeitos, vereadores e técnicos das cidades que formam o Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) visitaram na manhã desta quinta-feira, dia 22, o Ecoparque Ambiental de Piracicaba. Na ocasião, eles puderam conhecer a tecnologia aplicada e visitar o local, considerado referência na gestão sustentável de resíduos sólidos.

“O Consimares tem debatido ativamente a destinação correta dos resíduos sólidos. Este é um assunto cada vez mais em pauta e os municípios precisam se apressar para buscar, de forma conjunta, um local correto para receber os resíduos que gera”, afirmou o prefeito de Nova Odessa e presidente do Consimares, Benjamim Bill Vieira de Souza.

Ele lembrou que o Consimares já visitou outras tecnologias no Brasil e também no exterior. “Somos um dos principais consórcios deste tipo no País e estamos buscando tecnologias que possam resolver a situação. Falar sobre resíduos urbanos e desenvolver projetos para a sua destinação correta não é algo fácil. A destinação correta é uma questão ambiental, mas também econômica, já que os municípios têm custo alto para cuidar dos seus resíduos”, continuou.

Além de Bill, participaram da visita ao Ecoparque Ambiental os prefeitos Barjas Negri (Piracicaba), Denis Andia (Santa Bárbara d’Oeste), Luiz Alfredo Dalben (Sumaré) e Antonio Carlos Defávari (Rio das Pedras), o vice-prefeito de Monte Mor, Rogério Maluf, a presidente da Câmara de Nova Odessa, Carla Lucena, os vereadores Cláudio José Schooder (Nova Odessa), Celso Lucatti Carneiro (Santa Bárbara d’Oeste), Eduardo Lima e Hélio Silva (Sumaré), Evandro Rocha (Elias Fausto) e Jesus Lopes (Monte Mor), o secretário de Meio Ambiente de Piracicaba, José Otávio Mentem, além de autoridades municipais, técnicos e representantes de empresas e sociedade civil.

O empresário Gerson De Gruttola falou sobre o empreendimento, que foi construído através de uma PPP (Parceria Político Privada) entre o grupo Enob e a Prefeitura de Piracicaba. “Começamos a falar sobre este projeto em 2005 e apenas em 2012 conseguimos firmar a PPP devido à complexidade desta questão”, disse. Segundo ele, o licenciamento foi emitido em agosto de 2017 e hoje a empresa trata 400 toneladas de resíduos por dia.

O Ecoparque está instalado em uma área de 600 mil metros quadrados e além do aterro sanitário e tratamento correto de resíduos também conta com serviços de varrição manual e mecanizada, coleta e transporte de resíduos, aproveitamento energético do resíduo inorgânico.

Prefeito de Piracicaba, Barjas Negri destacou que o Ministério Público tem cobrado cada vez mais dos Administradores Municipais a responsabilidade em relação a este tema. “É um assunto delicado, que merece atenção. Acredito que é um investimento necessário”, disse.

Para o superintendente do Consimares, engenheiro agrônomo Valdemir Aparecido Ravagnani, a visita ao espaço foi produtiva. “Tivemos a oportunidade de conhecer todo o processo de tratamento, desde o momento em que os resíduos recolhidos nas casas chegam, passando por sua separação e decomposição e todas as etapas até chegar ao material que pode ser reaproveitado e o que deve ser efetivamente descartado no aterro”, disse. “Estamos conhecendo, pesquisando mais sobre estas tecnologias e visitas como estas ajudam a compreender melhor toda a magnitude deste tema”, continuou.

Ele lembrou que estão sendo programadas visitas a outros locais que desenvolvem este tipo de serviço para conhecimento de outras tecnologias existentes.

O CONSÓRCIO

Atualmente, o Consimares é formado por Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste, Hortolândia, Sumaré, Monte Mor, Elias Fausto e Capivari. No início do mês, os prefeitos de Piracicaba, Ipeúna, Rio das Pedras e Saltinho demonstraram interesse em integrar o consórcio e estão em fase de aprovação de legislação específica em seus municípios.

Referência na gestão intermunicipal de resíduos, o Consimares desenvolve uma série de projetos nas cidades consorciadas com objetivo de promover o descarte correto dos resíduos sólidos e fomentar o diálogo entre os gestores públicos, incentivando as iniciativas voltadas para a sustentabilidade no Brasil.