in

Consimares representa o Brasil em Congresso Mundial de Resíduos Sólidos, na Malásia

O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, é o entrevistado do evento, em uma mesa redonda com prefeitos dos municípios de todo o sudoeste da Ásia e países costeiros

OConsimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) – formado pelas cidades de Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia, Santa Bárbara, Monte Mor, Elias Fausto e Capivari – leva toda sua experiência em gestão ao Congresso Mundial de Resíduos Sólidos, realizado pela ISWA (International Solid Waste Association ou Associação Internacional de Resíduos Sólidos, em português), em Kuala Lumpur, na Malásia, de 22 a 24 de outubro.
O prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, que preside do Consórcio, é o entrevistado do evento, em uma mesa redonda com prefeitos dos municípios de todo o sudoeste da Ásia e países costeiros, para falar sobre os desafios e avanços da gestão de resíduos no Brasil e região englobada pelo Consórcio. De acordo com o presidente da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), Carlos Silva, vice-presidente da ISWA e responsável pelo convite ao prefeito, o Consimares foi escolhido por ter uma gestão atuante e estar à frente de outros no estudo e ações efetivas de gestão de resíduos.
Ainda segundo Silva, a mesa Redonda dos prefeitos da ISWA, no Congresso Mundial deste ano, focará os problemas de gestão de resíduos enfrentados pelos participantes. “Na ocasião, o presidente Bill se reunirá com os principais especialistas em gerenciamento de resíduos da ISWA em todo o mundo, a fim de desenvolver relacionamentos e fazer a ponte entre os profissionais de gerenciamento de resíduos e os tomadores de decisão. E neste contexto, o Consimares contribuirá com sua experiência”, afirmou.
Presidente do Consimares e também do Consórcio PCJ e Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), Bill afirmou que é grande a responsabilidade de ser o representante dos municípios brasileiros no evento. “Eu fico honrado por participar de um evento tão importante como este. Estou levando comigo a responsabilidade de ser o embaixador de todas as cidades, não só do Consimares, como também dos importantes órgãos, que são o Consórcio PCJ e o Conselho de Desenvolvimento da RMC”, disse ele.
Durante o evento, Bill vai apresentar os projetos do EcoPonto, LEV’s (Locais de Entrega Voluntária) e PEV’s (Pontos de Entrega Voluntária). Ele também vai falar da importância de um plano regionalizado para a gestão de resíduos e da melhoria dos resultados com a implantação de consórcios. Bill lembrou ainda que a ISWA realiza importantes projetos e ações em todo o mundo e que a oportunidade também pode terminar com importantes parcerias para as cidades englobadas pelos órgãos que dirige. “Estou certo de que sairei de lá com novidades”, concluiu.
Superintendente do Consimares, o engenheiro agrônomo Valdemir Ravagnani destacou que os projetos desenvolvidos pelo consórcio são fruto do empenho de técnicos e gestores das sete cidades que integram o Consimares. “A participação do consórcio em mais este evento só comprova o apoio que recebemos de todos os municípios consorciados, onde já temos uma realidade diferente quando falamos na gestão dos resíduos sólidos”, afirmou.
Para ele, a participação em um congresso mundial é fundamental, não apenas para expor os resultados de ações já iniciadas, como também para ajudar a viabilizar recursos para implantação de outras iniciativas. “Por isso é tão importante participar de iniciativas como esta, que nos permitem atualizar dados, conhecer tecnologias e melhorar os projetos”. A viagem do presidente foi integralmente custeada pelo Consimares.