in

Consimares fomenta discussão sobre manejo de resíduos de serviços de saúde

Presidente do Consimares, Benjamim Bill Vieira de Souza, ressaltou que a Política Nacional de Resíduos Sólidos está aprovada desde 2010 “e ainda assim muitos municípios estão em desacordo”.

Seminário realizado pelo Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) na manhã da última quinta-feira, dia 16, apontou os desafios do gerenciamento de resíduos sólidos de serviço de saúde. A geração crescente de resíduos, a destinação inadequada, a falta de implementação da lei e fiscalização, bem como o financiamento da coleta e destinação, foram os itens discutidos.

Já na abertura do evento, o prefeito de Nova Odessa e presidente do Consimares, Benjamim Bill Vieira de Souza, ressaltou que a Política Nacional de Resíduos Sólidos está aprovada desde 2010 “e ainda assim muitos municípios estão em desacordo”. “O Consimares vem fazendo a lição de casa e este seminário vem para consolidar nossas ações”. Ele também enfatizou a necessidade de cobrança dos geradores de resíduos da saúde, prevista pela lei. “É preciso ter o entendimento de que a destinação é caríssima e os cofres públicos estão sendo onerados indevidamente”, apontou Bill.

Segundo o presidente da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), Carlos Silva, o gerenciamento de resíduos é um mercado em constante evolução e crescimento, que demanda integração de ações. “Soluções devem atender às novas demandas sociais. Mitigar riscos significa reduzir custos. É imprescindível planejamento e estratégia, afinal a responsabilidade pela gestão de resíduos é compartilhada e deve recair sobre todos os geradores: públicos e particulares”, destacou.

O promotor de Justiça, Rodrigo Sanches Garcia, que integra o Gaema (Grupo de Atuação Especial e Defesa do Meio Ambiente) disse que todos os prefeitos e vereadores poderão ser responsabilizados se não compactuarem com a legislação em vigor. “Uma alternativa é a discussão regionalizada de medidas conjuntas entre as cidades da região”. O prefeito Bill, que além do Consimares, também dirige o Consórcio PCJ e o Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), endossou a iniciativa e já se prontificou a levar a discussão para os demais órgãos.

Em sua palestra, o engenheiro Marcelo Lacerda, diretor Técnico e de Operações da Silcon Ambiental, falou sobre os modelos de tratamento disponíveis para os resíduos de serviços de saúde. “Viemos mostrar as soluções viáveis e mostrar aos municípios como fazer a contratação de maneira correta. Essa é nossa contribuição ao seminário”, afirmou.

Nos próximos dias, o superintendente do Consimares, engenheiro Valdemir Ravagnani, vai levar os dados da coleta e destinação dos serviços de saúde relativos aos associados do Consimares para apreciação do Gaema, como forma de dar andamento nas ações do seminário. “Vamos apresentar um projeto piloto e depois ampliaremos as discussões para os demais consórcios liderados pelo presidente Bill”, finalizou.