Consimares e Estado firmam protocolo de intenção para a gestão dos resíduos sólidos

A assinatura ocorreu na capital paulista, durante a abertura da Waste Expo Brasil 2019, fórum internacional que acontece até quinta-feira

O Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) assinou nesta terça-feira (12), em São Paulo, um protocolo de intenções com a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente cujo objetivo é o desenvolvimento e cooperação técnica na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos. A assinatura ocorreu na capital paulista, durante a abertura da Waste Expo Brasil 2019, fórum internacional que acontece até quinta-feira.

Com o objetivo de estabelecer condições para a cooperação técnica, programas e intercâmbios científicos/tecnológicos, o protocolo tem prazo de dois anos e não inclui transferência de recursos financeiros. O convênio visa ainda desenvolver ações conjuntas na elaboração de material técnico/didático, encontros técnicos, cursos, seminários, palestras, diagnósticos, programas de capacitação, workshops, soluções regionalizadas, novas rotas tecnológicas, arranjos produtivos diferenciados e apoio aos municípios.

“O papel do Consimares é exatamente esse: disseminar conhecimentos e experiências de modernização, concepção e implantação de ferramentas de planejamento e gestão, soluções regionalizadas, novas rotas tecnológicas, arranjos produtivos diferenciados e, principalmente, apoio aos municípios consorciados. Tenho certeza de que estamos dando mais um grande passo com a assinatura deste protocolo de intenções com o governo estadual, através da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente”, disse o prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, presidente do Consimares. “A gestão dos resíduos sólidos é um desafio contemporâneo e uma responsabilidade compartilhada que envolve os governos, setor empresarial e sociedade”, comentou o secretário-executivo da SIMA, Luiz Ricardo Santoro, que assinou o documento com Bill.

Participaram também do evento, a diretora-presidente da Companhia Ambiental de São Paulo (CETESB), Patrícia Iglecias; o presidente da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP), João Gianesi; o presidente da Waste Expo Brasil, Jesus Norberto Gomes; o presidente na Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente, Luiz Barreto; o vereador da cidade de São Paulo, Gilberto Natalini; o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar; o deputado Federal e coordenador na Frente Parlamentar para a Cadeia da Reciclagem, Vinicius Carvalho e André França, Secretário Nacional de Qualidade Ambiental e representante do Ministério do Meio Ambiente.