Consimares comemora 10 anos de conquistas pelo meio ambiente

Lutando pela implantação de iniciativas que reduzam a produção de resíduos, reaproveitem o material descartado

O Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), que engloba as cidades de Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia, Santa Bárbara d’Oeste, Monte Mor, Elias Fausto e Capivari, completa 10 anos em 2019. Para marcar a data, foi lançado um logo comemorativo e elaborado um calendário com palestras e eventos a serem realizados no segundo semestres. Mas, não é só isso. “Nosso consórcio tem muitas conquistas para contar nestes anos de existência que passam pela criação de ecopontos, instalação de lixeiras-papeleiras, realização da gravimetria que é o estudo de resíduos dos consorciados e vários avanços para os municípios”, destaca o presidente do Consórcio e prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza.

Lutando pela implantação de iniciativas que reduzam a produção de resíduos, reaproveitem o material descartado e que não priorizem o aterramento, além de que o descarte seja feito corretamente, o Consimares vem participando das principais mobilizações ambientais em sua área de atuação. Com foco justamente na ação intermunicipal, o consórcio aguarda a liberação de R$1,5 milhão da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) para a revisão do plano de resíduos dos consorciados.

No lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento Básico, que aconteceu na última semana, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), o presidente Bill, esteve ao lado de importantes nomes como o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e com o presidente da Funasa, Ronaldo Nogueira. Recentemente, no 49º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), em Cuiabá (MT), o objetivo foi estreitar relacionamentos com os principais players do setor e representar os municípios integrantes.

Nestes 10 anos, além de buscar conhecimento e tecnologia, o Consimares também foi “case” de sucesso em diversos eventos mundiais como o Congresso Mundial de Resíduos Sólidos realizado pela ISWA (International Solid Waste Association ou Associação Internacional de Resíduos Sólidos, em português), realizado no ano passado na Malásia. No evento, o presidente Bill participou de uma mesa redonda com prefeitos de todo o sudoeste da Ásia e países costeiros e falou para uma plateia de aproximadamente 500 pessoas. Bill já representou o consórcio também em eventos realizados em Washington (EUA), Roma (Itália), Tel Aviv (Israel), e outros.

“Temos feito um esforço bastante grande no sentido de dar capacidade de realização ao consórcio, buscando o alinhamento legal e as melhores práticas de redução de resíduos, bem como o descarte correto”, frisou o superintendente do consórcio, engenheiro Valdemir (Mimo) Ravagnani. “Já avançamos muito nesses anos e reconhecemos que há muito para fazer, mas estamos muito à frente da maioria dos municípios brasileiros”, endossou o secretário executivo do Consimartes, Fabio Orsi.

Internacional

O Consimares é o primeiro, e único, consórcio brasileiro a se filiar na ISWA (International Solid Waste Association ou Associação Internacional de Resíduos Sólidos, em português). A fliação foi possível graças à parceria com a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), cujo presidente, Carlos Silva, é também vice-presidente da ISWA.