Conselho de Alimentação Escolar aprova gestão da merenda no exercício de 2018

A merenda escolar oferecida aos alunos da rede municipal de ensino registrou, já no primeiro trimestre de 2019, o seu maior índice de aprovação

O CAE (Conselho de Alimentação Escolar) de Nova Odessa aprovou, sem ressalvas, a gestão do exercício 2018 do Programa de Alimentação Escolar (merenda) do município. O relatório com a conclusão da avaliação foi protocolado esta semana e está disponível para consulta no Sigecon (Sistema de Gestão de Conselho), órgão ligado ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

A merenda escolar oferecida aos alunos da rede municipal de ensino registrou, já no primeiro trimestre de 2019, o seu maior índice de aprovação, de acordo com pesquisa divulgada pelo Indsat (Indicação de Satisfação dos Serviços Públicos). De acordo com o instituto, 69% dos moradores entrevistados classificaram a alimentação como “ótima ou boa”, o que deixou Nova Odessa na terceira posição no ranking das 15 maiores cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), com selo “Alto Grau de Satisfação”

De acordo com a responsável pelo Controle Interno da Prefeitura, Miriam Carceliano, a aprovação do exercício é uma excelente notícia. “Nossa merenda escolar vem evoluindo constantemente e é um referencial na região. O relatório apresentado só comprova a excelência do serviço”. Segundo ela, outro fator relevante é a transparência aos usuários. “Além de apresentar os resultados, os dados e a avaliação estão disponíveis para consulta no sistema, de forma a dar transparência aos atos do CAE”, explicou Miriam.

Ela vem fazendo um intenso trabalho de conscientização dos servidores sobre a importância de mostrar o trabalho, dados e resultados de todos os setores no site da Prefeitura ou em outros canais, a chamada “transparência pública”. “Isso dá mais credibilidade a tudo o que fazemos aqui dentro”, frisou.

APROVAÇÃO. A nutricionista Juliana Pissaia Savitsky, responsável pelo setor de Merenda, recebeu a aprovação com entusiasmo. “Isso só fortalece nosso trabalho e aumenta a responsabilidade de continuar evoluindo”, destacou ela. Constantemente, os profissionais do setor participam de treinamentos que abordam boas práticas no manuseio de alimentos, tudo para alinhar e padronizar as práticas da cozinha e ambiente das escolas municipais. O último foi realizado em maio do ano passado e a adesão foi de 100% dos servidores envolvidos no trabalho.

O Conselho de Alimentação Escolar é formado por 14 pessoas (sete titulares e sete suplentes), representantes do Poder Executivo, sociedade civil, entidades, gestores escolares e pais de alunos. A formação atual tomou posso em outubro do ano passado e tem feito constantes visitas às escolas municipais atendidas pelo setor de Merenda para acompanhar o trabalho. Mario Cesar Coelho, presidente da entidade, explicou que o serviço oferecido é realizado em total concordância com os padrões exigidos. “O CAE opinou pela nova aprovação da gestão em função da não observação de irregularidades”, contou.
Além da aprovação do CAE em mais um exercício, os procedimentos adotados pelo Setor de Merenda já receberam, inclusive, elogios em auditoria do Tribunal de Contas e dos técnicos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).