in

Conselho da RMC aprova barreiras sanitárias e novos leitos de UTI entram em funcionamento nesta quinta-feira

A medida foi aprovada por unanimidade e valerá entre os dias 26 (amanhã) e 4 de abril, período que coincide com o megaferiado decretado pelo Município de São Paulo.

conselho-da-rmc-aprova-barreiras-sanitarias-e-novos-leitos-de-uti-entram-em-funcionamento-nesta-quinta-feira-jno
Diretor-executivo da Agemcamp, Benjamim Bill Vieira de Souza

O Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas) decidiu, em reunião de prefeitos realizada de forma virtual nesta quarta-feira (24), que os municípios que formam o bloco regional irão adotar, em conjunto, barreiras sanitárias para tentar reduzir a circulação de pessoas nas cidades durante a fase emergencial do Plano São Paulo de combate à pandemia de coronavírus no Estado. A medida foi aprovada por unanimidade e valerá entre os dias 26 (próxima sexta-feira) e 4 de abril, período que coincide com o megaferiado decretado pelo Município de São Paulo.

Durante a reunião, os prefeitos mostraram preocupação com o aumento de casos de Covid, a superlotação dos leitos de UTI e a antecipação de feriados em São Paulo, que pode gerar um aumento do fluxo de turistas nas cidades da RMC. Por conta disso, serão realizadas as barreiras sanitárias nas entradas e saídas das cidades pelas vigilâncias sanitárias e guardas municipais de cada cidade, com apoio da Polícia Militar, em determinados horários do dia e da noite. O objetivo é abordar e orientar as pessoas, além de aferir a temperatura.

Os prefeitos também aprovaram o encaminhamento de um ofício à Secretaria de Estado da Saúde pedindo a criação de Hospital de Campanha para atender a Região Metropolitana de Campinas, a abertura de 40 leitos de enfermaria no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Campinas e a liberação de mais recursos para a compra de insumos e medicamentos. O documento já foi encaminhado ao Estado nesta quarta-feira pelo diretor-executivo da Agemcamp, Benjamim Bill Vieira de Souza.

LEITOS DE UTI

A diretora do DRS-7 (Departamento Regional de Saúde), Mirella Povinelli, também participou da reunião virtual e informou aos prefeitos que os cinco primeiros leitos de UTI no AME Campinas entrarão em funcionamento já nesta quinta-feira (25). Outros cinco leitos passam a funcionar no sábado (27) e os outros 15, a partir de terça-feira, dia 30. “Não descartamos a ampliação de novos leitos no AME, muito embora, já nos próximos dias, vão entrar em funcionamento outros 40 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI no Hospital da Amil, em Sumaré, todos com regulação feita pela Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços da Saúde). Nossa prioridade neste momento é sempre ampliar os leitos de UTI”, disse ela.

Sobre a preocupação dos prefeitos em relação aos medicamentos e insumos, Mirella disse que a Secretaria de Saúde fez um amplo levantamento do estoque em todos os hospitais do Estado, sejam eles sob gestão municipal ou estadual, e a demanda paulista foi encaminhada ontem ao Ministério da Saúde. “Todos os hospitais de São Paulo estão inseridos em um sistema que monitora os estoques. E fizemos a cobrança, junto ao Ministério da Saúde, de como será feita a distribuição destes medicamentos. Paralelo a isso, o Estado busca viabilizar a importação”, afirmou a diretora.

Participaram da reunião virtual, além de Mirela e do diretor-executivo da Agemcamp, Benjamim Bill Vieira de Souza, os prefeitos de Jaguariúna (prefeito e presidente em exercício do Conselho, Gustavo Reis), Campinas (prefeito Dário Saad); Valinhos (prefeita Capitã Lucimara); Nova Odessa (prefeito Cláudio José Schooder); Morungaba (prefeito Marcos de Oliveira); Cosmópolis (prefeito Júnior Felisbino); Vinhedo (prefeito Dario Pacheco); Santo Antonio de Posse (prefeito João Lolli); Itatiba (prefeito Thomaz Capeletto); Americana (Chico Sardelli); Lucas Sia (Artur Nogueira) e Santa Bárbara d’Oeste (Rafael Piovesan).