in

Confira dicas para votar com segurança em meio à pandemia de Covid-19

Em meio à pandemia do coronavírus, uma das preocupações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é realizar uma eleição segura para eleitores e voluntários

confira-dicas-para-votar-com-seguranca-em-meio-a-pandemia-de-covid-19-jno

Neste domingo (15), são esperados 46.731 eleitores em Nova Odessa para o 1º turno das Eleições 2020. Em meio à pandemia do coronavírus, uma das preocupações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é realizar uma eleição segura para eleitores e voluntários. Para isto, uma série de regras novas estão em vigor para este pleito.

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Nova Odessa, Rodrigo Fernandes Gonçalves, todas as zonas eleitorais vão disponibilizar álcool em gel para a higienização das mãos.

Confira algumas dicas para exercer o direito ao voto e manter-se seguro contra a Covid-19.

• Título de eleitor, identidade e cola do número dos candidatos em que vai votar.

• Uma das principais orientações é uso da máscara, obrigatório em todas as seções. O eleitor deve sair de casa usando a máscara, e dentro dos locais de votação não será permitida a presença de pessoas sem o equipamento.

• Outro pedido da Justiça Eleitoral é que os eleitores levem consigo uma caneta. Usando o próprio material para assinar a presença na urna, o cidadão evita o contato com objetos que podem estar contaminados.

• O eleitor que não estiver no seu domicílio eleitoral neste domingo (15) não deve justificar a ausência presencialmente. O prazo para justificativa é de 60 dias, podendo ser registrada nos cartórios eleitorais, no Sistema Justifica e pelo aplicativo e-Título.

• A Justiça Eleitoral estendeu em uma hora o período da votação, iniciando neste ano às 7h, mantendo o término dos trabalhos às 17 horas. Além disso, estabeleceu que as três primeiras horas devem ser priorizadas ao atendimento dos eleitores com mais de 60 anos, das 7 às 10 da manhã.

• Mantenha distanciamento mínimo de dois metros entre outros eleitores e voluntários.

• Permaneça no local de votação apenas tempo suficiente para exercer o voto Segundo Rodrigo Fernandes Gonçalves, para evitar surpresas no dia, os cidadãos devem conferir o local de votação antes de sair de casa. O aplicativo e-Título, ferramenta utilizada para a consulta, está disponível para smartphones da plataforma Android e iOS.