in

Conferência discute impactos da crise econômica para a Assistência Social

Evento foi realizado na Secretaria de Educação de Nova Odessa e reuniu diversos setores

Os impactos da crise econômica no país para a Assistência Social foi um dos temas abordados na 11ª Conferência Municipal, realizada em Nova Odessa na última sexta-feira, dia 28. O evento ocorreu no auditório da Secretaria de Educação e teve a participação de 65 pessoas de diversos setores da sociedade novaodessense.
O Conselho Municipal de Assistência Social, junto da Diretoria de Promoção Social, realizou o evento que teve o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)”. As propostas aprovadas serão levadas para a conferência estadual, que acontece entre agosto e setembro. Durante o evento foi feita a votação que definiu os representantes para o evento de âmbito estadual, tanto da sociedade civil quanto do poder público, e os respectivos suplentes.
Estiveram presentes vereadores, conselheiros tutelares, funcionários do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CAS (Centro de Assistência Social), Clube da Melhor Idade e entidades diversas, além de um grupo de estagiários do SOS (Serviço de Orientação e Solidariedade). O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza esteve representado pelo chefe de gabinete André Faganello, e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza, pela assessora Andresa Furian.
Os grupos de discussão foram divididos em quatro eixos temáticos: 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; 2 – Gestão democrática e controle social; o lugar da sociedade civil no SUAS; 3 – Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; 4 – A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.