in

Concurso “Olhares sobre o IZ” divulga o resultado final das fotos mais votadas

Instituto de Zootecnia interagiu com a população por meio de imagens que representam suas pesquisas e espaços históricos

concurso-olhares-sobre-o-iz-divulga-o-resultado-final-das-fotos-mais-votadas-jno

Lisley Silvério
[email protected]

Com o apoio do Jornal de Nova Odessa e parcerias técnicas Secretaria Municipal de Cultura de Nova Odessa e da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag), o Instituto de Zootecnia (IZ/Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo promoveu o III Concurso de Fotografia “Olhares sobre o IZ”, em comemoração aos 116 anos de fundação, que ocorre, hoje, dia 15 de julho de 2021. A sociedade participou enviando fotos históricas e atuais, durante o mês de junho. “Foi um momento de integração da população à ciência e tecnologia”, enfatiza a pesquisadora Cristina Maria Pacheco Barbosa, organizadora do concurso.
A partir da votação final, que alcançou 908 votos no total, foram classificadas as três fotos mais votadas. Os participantes classificados foram em 1º lugar, foto IZ 03 – tema céu rosa de Luiz Carlos Roma Jr, em 2º lugar a foto IZ 10 – tema sistemas integrados de Ana Carolina Lopes e em 3º lugar a foto IZ 01 – tema bezerro na cerca de Thiago Rodrigues.
Entre os dez classificados estiveram as seguintes fotos: em 4º e 5 lugares Luiz Roma com as imagens sorgo e mãe com bezerro, em 6º e 8º lugares Thiago Rodrigues com a bezerro caramelo e bezerro branco, em 7º Luciana Padella com o por do sol, em 9º e 10º Jaime Josef com as imagens torre de silo e hospedaria.
As obras fotográficas estão ligadas ao tema com foco nas paisagens, animais e estruturas arquitetônicas do Instituto. Com esse tema, foi possível reunir imagens que remetessem às pesquisas e cotidiano da fazenda na cidade de Nova Odessa (SP).
A Comissão Avaliadora, que organizou e selecionou as dez melhores imagens, foi composta por sete pessoas, do IZ as pesquisadoras do IZ Cristina Barbosa e Gabriela Aferri, a diretora do Centro de Comunicação Andréa Pivetta e a jornalista Lisley Silvério, do JNO Aparecido José Gielfi, da Fundag Eduardo Freitas e da Secretaria de Cultura Carlos Eduardo Pinotti Junior.
Para votação foram utilizados os sites oficiais e compartilhado em redes sociais, o acesso à página com as dez fotografias selecionadas para votação do público externo. As imagens foram postadas na própria rede social dos inscritos, sendo consideradas para este concurso as redes oficiais Facebook e Instagram. Nos perfis pessoais, os participantes puderam postar suas fotografias com a #OlharesSobreoIZ. Concorreram as pessoas que se inscreveram pelo site.
O concurso teve por meta a apresentação de fotografias que retratassem o tema “Olhares sobre o IZ”, acompanhadas de uma breve descrição do local e do contexto da fotografia, bem como autorização de uso da imagem. “O IZ aguarda a sociedade para a próxima edição comemorativa dos 117 anos do IZ em 2022”, ressalta Cristina.