Como presidente dos consórcios PCJ e Consimares, Bill participa da Assembleia da RIOB e Congresso Mundial da ISWA

A Assembleia da RIOB teve como objetivo abordar as evoluções em diferentes partes do globo na gestão de recursos hídricos

O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza cumpriu, entre os dias 30 de setembro e 9 de outubro, agenda internacional no Marrocos e na Espanha. No país africano, o chefe do Executivo participou – como presidente do Consórcio PCJ – da 11ª Assembleia Geral Mundial da RIOB (Rede Internacional de Organismos de Bacias). Em solo europeu, Bill foi convidado especial do Congresso Mundial da ISWA (Associação Internacional de Resíduos Sólidos, em português) – que foi realizado em Bilbao – seu primeiro compromisso como embaixador no Brasil da Iniciativa de Prefeitos e Municípios da ISWA.

A Assembleia da RIOB teve como objetivo abordar as evoluções em diferentes partes do globo na gestão de recursos hídricos. O evento também debateu os impactos das mudanças climáticas para a disponibilidade hídrica futura. Na ocasião, Bill apresentou o projeto de Piscinões Ecológicos e Bacias de Retenção para mitigar impactos dos eventos extremos na disponibilidade hídrica. “Tudo o que somos não aprendemos sozinhos, mas aprendemos com nossos amigos de gestão da água espalhados pelo mundo e hoje nosso grande desafio é aperfeiçoar nossos planos de bacias para tornar nossas bacias mais resilientes aos eventos hidrológicos extremos, que tanto tem dificultado o planejamento para a sustentabilidade hídrica futura”, discursou Bill, para uma plateia de técnicos e representantes governamentais de vários países do mundo.

O evento em Marraquexe contou também com cinco sessões temáticas que abordaram, além das mudanças climáticas, os temas: Gestão Integrada da água e energia para a segurança alimentar e o desenvolvimento rural; Conhecimento, Inovação e troca de informações na gestão da água; Diplomacia da água e cooperação internacional e transfronteiriça para a segurança hídrica; e Financiamento da Segurança Hídrica.

A Assembleia Geral Mundial terminou com a apresentação e inclusão das 22 metas para a Sustentabilidade Hídrica Futura no documento final do evento, que agora orientarão a gestão de recursos hídricos nos países membros da rede. Dentre as 22 metas destacam-se a redução das perdas hídricas para patamares abaixo de 20%, e 100% de tratamento e coleta de esgoto. “Nova Odessa vem fazendo a sua lição de casa. Conseguimos reduzir as perdas de água 46% em 2013 para 26% em 2018, graças aos mais de R$ 50 milhões de investimentos que fizemos nesta área e vamos chegar ao patamar de 20%. Outro orgulho é poder dizer aqui no Marrocos que nosso município trata 100% do esgoto coletado e, inclusive, transforma o lodo do esgoto em adubo, algo inovador na Região Metropolitana de Campinas”, afirmou Bill.

ECONOMIA CIRCULAR. Do Marrocos, Bill seguiu para a Espanha, onde participou do 29º Congresso Mundial da ISWA (Associação Internacional de Resíduos Sólidos, em português). O evento reuniu mais de 1,5 mil especialistas e tomadores de decisão (inclusive representantes da ONU – Organização das Nações Unidas), e foi baseada em um programa científico focado em gerenciamento sustentável de resíduos, economia circular e eficiência de recursos. Em Bilbao, Bill participou de mesas de debate e homenageou o presidente da ISWA, o grego Antonis Mavropoulos.

“Foi uma experiência muito enriquecedora. Poder falar sobre a minha história de vida e, principalmente, ouvir histórias semelhantes, foi muito importante. Como, por exemplo, a história da Noemi, uma moça da Nicarágua que, assim como eu, fez do lixão o seu meio de sobrevivência durante muito tempo. Hoje, a Noemi cursa medicina graças a um projeto social da ISWA, que incentiva os catadores a estudar e buscar uma qualificação. Ela é um exemplo de que a vida é repleta de oportunidades”, comentou Bill.