Comitê Intersetorial de combate ao Aedes aegypti se reúne em Nova Odessa

O encontro ocorreu no auditório do Paço Municipal e contou com representantes de órgãos de vários setores da Administração Municipal

Membros do Comitê Intersetorial de Arboviroses da Prefeitura de Nova Odessa se reuniram na manhã desta segunda-feira (20) para iniciar o planejamento estratégico das ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. O encontro ocorreu no auditório do Paço Municipal e contou com representantes de órgãos de vários setores da Administração Municipal.

“Na reunião, discutimos a situação epidemiológica das arboviroses com representantes de todos os setores da Prefeitura. Além disso, reforçamos a necessidade de atenção total dos servidores para que não tenhamos focos de dengue em nenhum prédio público do município”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica local, Paula Mestriner.

No ano passado, a Prefeitura de Nova Odessa declarou guerra ao Aedes. De janeiro a dezembro, foram realizados arrastões, trabalho casa a casa, visitas diárias a pontos estratégicos (empresas, borracharias, lojas de sucatas etc.), vistorias em imóveis especiais (escolas, creches, hospital, UBS, prefeitura, empresas etc.), em busca de criadouros e dando orientações; e visitas a imóveis que estão sob os cuidados de imobiliárias. Apenas nos arrastões realizados aos sábados em 15 bairros, foram 7.178 imóveis vistoriados, segundo balanço divulgado pelo Setor de Zoonoses.

Nova Odessa registrou 925 casos de dengue em 2019. Nas primeiras semanas deste ano, foram notificadas duas suspeitas da doença. “Continuamos firmes com todas as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, para diminuir a incidência das arboviroses no município. O trabalho preventivo nos prédios públicos municipais é uma delas, que exige toda atenção e cuidado”, avaliou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato.

O Comitê Intersetorial é coordenado pelo chefe de Gabinete, André Faganello, e conta com representantes das secretarias de Saúde, incluindo profissionais da Diretoria de Vigilância em Saúde (Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Setor de Zoonoses), Meio Ambiente, Educação, Esportes e Desenvolvimento Econômico, além das diretorias de Cultura e Turismo, Serviços Urbanos, Gestão Social e Cidadania, Segurança Pública, Departamento de Trânsito e a Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa).