in

Comissão Especial de Inquérito da Habitação é concluída

Relatório destaca que há irregularidades na ocupação de algumas unidades

O relatório conclusivo da CEI (Comissão Especial de Inquérito) da Habitação foi protocolado na Câmara de Nova Odessa nesta quinta-feira, dia 23. De acordo com o documento assinado pelos vereadores Avelino Xavier Alves, o Poneis (PSDB) e Tiago Lobo (PCdoB), os membros destacaram que no cadastro e o sorteio estava tudo correto, porém há irregularidades na ocupação de algumas unidades no Residencial das Árvores.
“Esta CEI inclusive se deu devido à quantidade de denúncias que recebemos de moradores sobre as irregularidades na ocupação. Para que não fossemos omissos, investigamos desde o início do processo que foi o cadastro. Agora, com o relatório em mãos, tomaremos as providências necessárias”, explicou Poneis, presidente da comissão.
A CEI contava com três objetivos: verificar possíveis irregularidades no Cadastro Habitacional Municipal; possíveis irregularidades no sorteio e também na ocupação dos apartamentos no Residencial das Árvores. Na conclusão final do relatório os membros destacaram que no cadastro e o sorteio estava tudo correto, porém há irregularidades na ocupação.
Além de aluguel de unidades, venda, apartamentos desocupados, foi relatado ainda que há irregularidades nas ligações de água de algumas unidades, como possíveis “gatos” na rede. Neste sentido o relatório será encaminhado ao prefeito municipal e à Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal, para a adoção das medidas cabíveis.
Como membro da comissão, a então vereadora Carol Moura (Podemos), licenciada para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, apresentou o seu voto em separado.
Poneis e Tiago destacaram o empenho de todos e dos servidores da Câmara para que os trabalhos fossem concluídos dentro do prazo e finalizaram dizendo que cumpriram com suas obrigações de legisladores.
O relatório deverá ser lido na sessão da próxima segunda-feira, dia 27, a partir das 18 horas.

FISCALIZAÇÃO

Na terça-feira, dia 21, os membros da CEI (Comissão Especial de Inquérito) da Habitação, realizaram novas oitivas para, ainda esta semana protocolar o relatório final. Como membro da comissão, a vereadora Carol Moura (Podemos), já licenciada para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, participou e apresentou o seu voto em separado, encerrando sua participação na comissão, levando em conta que DIA 21 foi seu último dia na Câmara.

Como estava previsto, no início da tarde de quarta-feira, dia 22, os vereadores Avelino Xavier Alves, o Poneis (PSDB) e Tiago Lobo (PCdoB), respectivamente presidente e relator da CEI (Comissão Especial de Inquérito) da Habitação, fizeram uma diligência para averiguação de documentos na Diretoria de Habitação de Nova Odessa. Os parlamentares foram recebidos pelo diretor Adriano Lucas Alves e a servidora Luana Priscilla que mostraram que a existência da documentação do cadastro habitacional é verídica, pois constam nos arquivos da diretoria.

Poneis pede poço artesiano comunitário no pós-Anhanguera

O vereador Avelino Xavier Alves, o Poneis (PSDB), apresentou requerimento solicitando informações ao prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza e ao diretor presidente da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), Ricardo Ongaro, questionando sobre a possibilidade de ser aberto um poço artesiano público.
“Em 2014 já havia apresentado um requerimento nesse sentido e, na ocasião, recebi a informação de que a Coden havia deflagrado estudos para levantar dados e informações geológicas da cidade, visando a análise da viabilidade de implantação de poços artesianos a serem utilizados no abastecimento municipal”, explicou o vereador ressaltando que agora quer saber se esse estudo foi concluído.
Segundo Poneis, o objetivo é que o morador da região possa contar com um poço artesiano público, pois o local não conta com rede de água, os moradores dependem dos poços, popularmente chamado de poço caipira, e a maioria está seco com as recentes temporadas sem chuvas.