in

Comdemas da região discutem pautas conjuntas durante reunião em Nova Odessa

O 50º encontro do órgão novaodessense trouxe representantes de quatro outras cidades

A 50ª reunião do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) de Nova Odessa foi realizada nesta quarta-feira (29), no Instituto de Zootecnia, trazendo de modo inédito representantes do órgão em quatro outras cidades:  Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Paulínia e Jaguariúna. Foram discutidas pautas comuns aos municípios e houve ainda a troca de experiências positivas.

A reunião foi realizada no prédio do Anfiteatro e Biblioteca do Instituto de Zootecnia, sendo conduzida pela presidente do Comdema de Nova Odessa, Fernanda Dagrela. O evento iniciou com uma apresentação de João José Demarchi, pesquisador do IZ e coordenador da Câmara Temática de Recursos Naturais do PCJ (Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), dos Comitês PCJ.

A temática abordada por Demarchi foi “A Política de Mananciais dos Comitês PCJ e o Programa Município Verde Azul (PMVA) como instrumentos de fortalecimento dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente”. Na sequência, houve a deliberação de criar o Fórum Regional de Conselhos Municipais de Meio Ambiente. O grupo de trabalho pretende se reunir periodicamente e buscar a capacitação dos conselheiros.

O Condema de Nova Odessa é composto por 15 integrantes titulares e seus suplentes, que representam órgãos públicos das esferas municipal e estadual, assim como entidades representativas e a sociedade civil. “Foi uma ocasião importantíssima, de trocar informações sobre desafios comuns aos municípios e a busca pela solução conjunta para diversos assuntos”, ressalta Fernanda Dagrela.

Em sua explanação, João Demarchi abordou conceitos de Educação Ambiental, mais especificamente a sua ‘transversalidade’. “É um assunto que deve permear todas as disciplinas nas escolas, melhor do que ter uma específica”, defende. O especialista ressaltou a importância dos Conselhos Municipais no protagonismo da Educação Ambiental, junto às cidades.

Sobre a política dos mananciais, Demarchi citou as áreas de abastecimento em Nova Odessa e a necessidade de proteção, formando APMs (Áreas de Proteção de Mananciais). Por exemplo, buscando cuidados na elaboração do zoneamento dos municípios, de modo a garantir a preservação ambiental. “Através da articulação entre os municípios, os Comdemas podem ter uma ajuda mútua”, completa.