Com todas vacinas em estoque, UBS’s de Nova Odessa mantêm rotina de vacinação

A informação foi confirmada na tarde desta quarta-feira (29) pela Secretaria de Saúde

As UBS’s (unidades básicas de saúde) de Nova Odessa estão abastecidas com todas as vacinas oferecidas gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), inclusive pentavalente e DTP (difteria, tétano e coqueluche), também chamada de tríplice bacteriana, que terminaram o ano em falta nos estoques do município. A informação foi confirmada na tarde desta quarta-feira (29) pela Secretaria de Saúde.

“Temos doses de todas as vacinas, nas cinco unidades básicas de saúde em funcionamento no município, no Centro, Jardim Marajoara, Jardim São Francisco e no Jardim Alvorada [duas]. Recomendamos aos pais e responsáveis que verifiquem as cadernetas e se dirijam à unidade mais próxima da sua casa, caso constatem alguma dose atrasada. É a melhor forma de prevenir doenças”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Vanderlei Cocato.

Nesta quarta, a diretora da Vigilância em Saúde, Priscila Peterlevitz, visitou todas as salas de vacina do município e conversou com vacinadoras. “Após dois meses sem doses das vacinas pentavalente e tríplice bacteriana, recebemos novos lotes este mês, a situação foi regularizada e a rotina nas unidades, restabelecida”, avaliou Priscila, que percorreu os cinco postos na companhia da coordenadora da Vigilância Epidemiológica da cidade, Paula Mestriner.

O secretário de Saúde lembra que, além dos imunizantes, as unidades básicas de saúde oferecem uma série de serviços e procedimentos focados na prevenção e no atendimento de até 80% dos problemas de saúde apresentados pela população, sem que haja necessidade de encaminhamento a outros serviços.

“Além do acompanhamento de casos de hipertensão, diabetes, problemas gastrointestinais, arboviroses (dengue, zika e chikungunya), as UBS’s possuem clínicos gerais, pediatras, ginecologistas e médicos da família, que são profissionais aptos a atender crianças, adolescentes, adultos e idosos, homens e mulheres”, destacou Vanderlei Cocato. As unidades também estão preparadas para realizar testes rápidos para o diagnóstico de doenças como Aids, sífilis e hepatites B e C.

ONDE VACINAR? Por conta de obras de reforma nas UBS’s do bairros São Manoel e São Jorge, o atendimento básico está sendo feito em esquema especial nas unidades do Centro, que também atende moradores do São Jorge; São Francisco, referência para as famílias da região do Pós-Anhanguera; do Jardim Marajoara; e nas duas do Jardim Alvorada (a unidade antiga atende pacientes da UBS 3 (Jardim São Manoel), que está em reforma. Todas funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.