Com quase 46 mil doses aplicadas, NO promove neste sábado mutirão para jovens de 18 anos ou mais

com-quase-46-mil-doses-aplicadas-no-promove-neste-sabado-mutirao-para-jovens-de-18-anos-ou-mais-jno

Com quase de 46 mil doses aplicadas até a sexta-feira (06/08), a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa decidiu promover neste sábado (07/08) mais um mutirão de vacinação contra a Covid-19 – e com uma grande novidade: passa a imunizar todos os jovens novaodessenses com idades a partir dos 18 anos, com ou sem comorbidades, com a primeira dose ou dose única das vacinas contra o coronavírus.

O mutirão deste sábado acontece como sempre no Ginásio de Esportes do Jardim Santa Rosa, das 8h às 12h, com 600 doses das vacinas contra o novo coronavírus disponíveis. As senhas são distribuídas logo na abertura dos portões do ginásio.

Inicialmente, não haveria mutirão neste sábado, mas em função de uma pequena queda na procura ao longo das últimas duas semanas, quando as faixas etárias atendidas baixaram para a casa dos 30 anos, a Saúde decidiu não apenas realizar o atendimento extra, como reduzir ainda mais a faixa etária para o atual limite do PNI (Programa Nacional de Imunização).

Na sexta-feira, a cidade passou a imunizar os moradores da cidade com 22, 23 e 24 anos. A equipe da Saúde que atua no Ginásio de Esportes do Jardim Santa Rosa aplicou mais 759 doses das vacinas disponíveis. Foram utilizadas mais 563 primeiras doses e 196 doses complementares.

A cidade se aproximou assim de 46 mil vacinas aplicadas em sua população – são 45.938 doses utilizadas até o momento desde o início da campanha, no final de janeiro deste ano. Já são 34.679 os novaodessenses com ao menos uma dose da vacina, o equivalente a 56,89% da população da cidade, estimada pelo IBGE em 60.956 pessoas, além de 11.259 com segunda dose ou dose única, perfazendo 18,47% com esquema vacinal completo.

A vacinação continua na segunda-feira, dia 09 de agosto, para os moradores da cidade com idades igual ou acima dos 18 anos. Em todos os casos, até o próximo dia 22/08, segue valendo a tabela de atendimento diário pelo mês de nascimento (veja abaixo).

Durante a semana, as senhas correspondentes ao total de doses disponíveis para cada dia serão distribuídas de manhã, a partir das 8h. Eventualmente, pode haver distribuição de senhas também à tarde, a partir das 13h – dependendo sempre da disponibilidade de doses.

 

MÊS DE NASCIMENTO

O atendimento diário, de segunda a sexta-feira, continua obedecendo ao calendário pelo mês de nascimento da pessoa. Funciona assim: quem nasceu em janeiro, fevereiro ou março será vacinado sempre às segundas-feiras; quem nasceu em abril, maio e junho às terças; os nascidos em julho e agosto às quartas; os de setembro e outubro às quintas; e nascidos em novembro e dezembro, às sextas-feiras. (O sistema só não vale nos eventuais mutirões de sábado.)

Quem não puder comparecer ou não conseguir senha deve retornar no mesmo dia da semana seguinte ou, se houver, nos mutirões de sábado – que são realizados sempre que há vacinas disponíveis ao Município.

Todos que serão vacinados devem fazer antes o pré-cadastro no site https://portal.vacinaja.sp.gov.br/covid-19%20vaccine/. Apesar de não ser obrigatório, o pré-cadastro agiliza o atendimento da pessoa no Ginásio, reduzindo o tempo de espera de todos.

Todos os interessados na vacina, independente do grupo ou faixa etária, devem levar RG e CPF (ou CNH) e comprovante de endereço recente em Nova Odessa. O ginásio fica na Rua João Bassora, nº 500, com portas abertas de segunda a sexta-feira das 8h às 11h45 e das 13h às 15h45 (ou até acabarem as senhas correspondentes às doses disponíveis no dia).

 

2ª DOSE

Quem busca o Ginásio de Esportes do Jardim Santa Rosa para a dose complementar deve ir no dia indicado na caderneta de vacinação, independente do mês de nascimento. A imunidade só é atingida, dentro dos percentuais de eficácia apontados pelas fabricantes, cerca de três semanas após a dose de reforço.

Mesmo após este período, toda a população deve continuar obedecendo às regras sanitárias de enfrentamento à pandemia, que incluem o uso de máscaras e de álcool a 70% e o distanciamento social, evitando-se aglomerações a todo custo.

 

SOLIDARIEDADE

As pessoas aptas a se imunizarem contra a Covid-19 estão sendo convidadas pelo Fundo Social de Solidariedade de Nova Odessa a doarem, opcionalmente, no ato da vacinação, alimentos não perecíveis. A iniciativa faz parte da campanha “Vacina Contra a Fome”, do Governo do Estado de São Paulo, e as arrecadações serão revertidas às famílias em situação de vulnerabilidade do município.

Saiba mais sobre a campanha de vacinação diariamente em www.novaodessa.sp.gov.br/, www.facebook.com/PrefeituradeNovaOdessa/ e www.instagram.com/prefeituradenovaodessa/. O novo hotsite com todas as informações locais sobre a pandemia de Covid-19 e a vacinação está disponível em www.novaodessa.sp.gov.br/coronavirus/.